TEMA: O SOL: A ESTRELA DO SISTEMA SOLAR

topo

SESSÃO CIDADÃ ESPECIAL - SÉRIE MULHERES NA CIÊNCIA

TEMA: O SOL: A ESTRELA DO SISTEMA SOLAR

Dia: 8 de março de 2020, domingo
Horário: 15h às 16h

Descrição

Como todas as estrelas, o Sol constitui-se de uma esfera de gás, sustentado por sua própria gravidade e pela energia de reações nucleares que ocorrem no seu núcleo. Nesta palestra apresentaremos nosso entendimento sobre a estrutura do interior do Sol desde o núcleo até sua superfície, a fotosfera. Na sequência abordaremos as principais características de sua atmosfera.

Facilitação

Vera Jatenco: Possui graduação em Bacharelado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979), graduação em Licenciatura em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979), mestrado em Astronomia pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Astronomia pela Universidade de São Paulo (1989). Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica Estelar, atuando principalmente nos seguintes temas: ondas Alfvén, vento solar e estelar, aquecimento Alfvênico em ambiente solar e astrofísico, atividade solar, interação Sol-Terra, aquecimento de discos protoestelares.

 

Coordenação

Dinah Moreira Allen

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

                

 

Sobre

Público: Recomendada para o público a partir de 10 anos

Vagas: 150

Dia: 8 de março de 2020, domingo

Horário: 15h às 16h

Local: Planetário Prof. Aristóteles Orsini

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, dentro do Parque Ibirapuera.
Acesso para carros pelo portão 3, (estacionamento com Zona Azul). Acesso mais próximo para pedestres pelos portões 9 e 10.

Como chegar no Planetário Prof. Aristóteles Orsini

 

Confira nossas redes socias

 

  •