Curso: AF.310 - “Fundamentos de Astrofísica I - Física Estelar”

Sobre: Apresentar os conceitos básicos e os métodos utilizados no estudo dos parâmetros físicos das estrelas. PROGRAMA SUCINTO: 1. Distâncias Estelares; 2. Espectroscopia e elementos de Física atômica; 3. Fotometria estelar: magnitude aparente e absoluta. Luminosidade das estrelas; 4. Cor e temperatura: leis da radiação. Índice de cor; 5. Diagrama de Hertzsprung-Russell; 6. Massas e dimensões estelares.

Instrutora: Regina Auxiliadora Atulim

Público: A partir de 15 anos.

Planetário do Ibirapuera
Dias: de 14/08 a 23/10/2018 (exceto 18/09/2018), terças-feiras
Horário: das 14h30 às 16h30
Vagas: 100
Local: Auditório da Escola Municipal de Astrofísica
Carga Horária: 20h
Valor do curso: R$ 100,00
Insenção do valor do curso: Professores e alunos da rede pública são isentos.Para alunos da rede pública informar o número do RA (registro do aluno) e para professores da rede pública informar o número do RF (registro funcional) no formulário de inscrição.
Outros motivos de isenção: O aluno que desejar a isenção do curso, deverá solicitar por e-mail (planetarios@prefeitura.sp.gov.br) a isenção do valor até 5 (cinco) dias úteis antes da data de início do curso, informando o motivo da isenção. Após a análise da solicitação, o candidato receberá um e-mail com o resultado e se for o caso com as demais orientações para finalização da inscrição.

A documentação original que comprove o motivo de isenção poderá ser solicitada até a conclusão do curso pela Divisão Técnica de Astronomia e Astrofísica - UMAPAZ - 2 - Planetários de São Paulo.

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Parque Ibirapuera
Pedestres: Acesso pelo portão 10
Estacionamento: Portão 3 (Zona Azul)

Inscrições:
>> Inscreva-se aqui

 

 

» Clique aqui e veja todas as atividades da Escola Municipal de Astrofísica

 

 Como chegar na Escola Municipal de Astrofísica (EMA):