Legislação

Conselho Consultivo UMAPAZ

 

Lei nº 14.887, de 15 de Janeiro de 2009
Ementa:

REORGANIZA A SVMA E DISPOE SEU QUADRO DE CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSAO; CONFERE NOVA DISCIPLINA "CADES", "CONFEMA", "FEMA", CONSELHO CONSULTIVO DA UNIVERSIDADE ABERTA MEIO AMBIENTE CULTURA DE PAZ E CONSELHO REGIONAL MEIO AMBIENTE CULTURA DE PAZ; REVOGA LEIS E DECRETOS QUE ESPECIFICA.(PL 429/08)

 

Portaria 157/SVMA.G/2013

RICARDO TEIXEIRA, Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei e nos termos do disposto no artigo 47, da Lei nº 14.887, de 15 de janeiro de 2009.

CONSIDERANDO o término do mandado da gestão 2011-2013 dos membros do Conselho Consultivo da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, instituídos pela Portaria 109 /SVMA.G/2011.

RESOLVE:
I. Designar os membros que comporão o Conselho Consultivo da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, para exercer mandato de dois anos 2013-2015, nos termos do disposto na Lei nº 14.887, de 15 de janeiro de 2009, especialmente nos artigos 46 a 50, a saber:

Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente – SVMA
Departamento de Educação Ambiental e Cultura de Paz – UMAPAZ
Maria José de Andrade Filha
Vitor Octavio Lucato
Nadime Boueri Netto Costa

Representantes de entidades com missão ou objetivos na área de educação socioambiental que compartilhe os seguintes valores: responsabilidade ambiental, transdisciplinaridade, interculturalidade, acesso universal à informação, cultura de paz e não-violência.

Entidade - Instituto Acqua - Ação Cidadania Qualidade Urbana e Ambiental
Titular – Mariza Guedes Carvalhaes Labrada
Suplente – Carolina Schers de Góes

Entidade - Universidade Internacional da Paz – Unipaz
Titular – Nelma da Silva Sá
Suplente – Priscila Cól Del Nero

Entidade - Sociedade de Apoio a Paz / Palavras de Paz.
Titular – Ivete Santisi Belfort Mattos
Suplente – Antônio Celidonio Rocha

Entidade - Nazaré Universidade da Luz – UNILUZ
Titular – Delora Jan Wright
Suplente – Rosa Maria Galli

Entidade - Ecovila Instituto Visão Futuro
Titular – Susan Andrews
Suplente – Rachel Andriollo Trovarelli

Representantes publicamente reconhecidos com notório saber nas áreas de educação socioambiental, disseminadores dos seguintes valores: responsabilidade ambiental, transdisciplinaridade, interculturalidade, acesso universal à informação, cultura de paz e não-violência.

Sissy Veloso Fontes
Professora Afiliada do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Doutora em Ciências pela Unifesp; Mestre em Neurociências pela Unifesp; Fisioterapeuta; Professora de Educação Física; Coordenadora do Ambulatório de Cuidados Integrativos do Setor de Investigação em Doenças Neuromusculares da Disciplina de Neurologia Clínica do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Unifesp; Docente Responsável pela Disciplina Eletiva: Medicina Integrativa, Práticas Integrativas e Complementares e Cuidados Integrativos em Neurologia dos Cursos de Graduação da Escola Paulista de Medicina, Escola Paulista de Enfermagem e do Departamento de Fonoaudiologia da Unifesp; Coordenadora do Curso de Especialização em Teorias e Técnicas para Cuidados Integrativos da Unifesp; Coordenadora do Programa de Extensão (Social e de Pesquisa) em Cuidados Integrativos da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Unifesp; Coordenadora, Orientadora e Pesquisadora da Linha de Pesquisa em Cuidados Integrativos da Unifesp, com ênfase na área de Neurociências e sobre os temas: Práticas Integrativas e Complementares, Medicina Integrativa, Transdisciplinaridade, Reabilitação Neurológica, Fisioterapia Neurofuncional, Propedêutica Neurológica, Semiologia Cinesiológica Funcional, Doenças Cerebrovasculares, Doenças Neuromusculares, Promoção de Saúde, Saúde e Espiritualidade; Membro Fundadora do Núcleo de Medicina e Práticas Integrativas e Complementares (NUMEPI) da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Unifesp. Foi docente, por mais de 8 anos da Disciplina de Fisioterapia Neurofuncional da Universidade Bandeirante de São Paulo, Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Santa Cecília. É organizadora e autora de vários capítulos do primeiro livro texto nacional sobre Fisioterapia Neurofuncional (Fontes, SV, Fukujima MM, Cardeal JO. Fisioterapia Neurofuncional: fundamentos para a prática, Atheneu: São Paulo, 2007; autora de vários capítulos de livro texto nas áreas de Reabilitação e Fisioterapia, e autora de vários artigos científicos em revistas indexadas sobre Reabilitação Neurológica, Fisioterapia Neurofuncional e Cuidados Integrativos.
Suplente: Andréa Maria Amarante de Oliveira

Cintia Okamura
Possui graduação em Ciências Sociais e mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP, especialização em Psicologia Ambiental pela Université René Descartes - Paris V França, doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo IP-USP. Atualmente desenvolve ações de apoio às Agências Ambientais da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) no que se refere à interface com a população, licenciamento ambiental, fiscalização, comunicação, participação, educação ambiental, entre outros. É responsável pela análise e elaboração de procedimentos e metodologia de acompanhamento para o meio antrópico, tendo introduzido Planos de Comunicação e Participação Social e Programas de Educação Ambiental nos roteiros de licenciamento ambiental. Coordena processos participativos, buscando criar e fortalecer parcerias entre o poder público, iniciativa privada e sociedade civil para a construção de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável. É pesquisadora fundadora do LAPSI Laboratório de Psicologia Sócio-Ambiental e Intervenção da USP, tendo desenvolvido pesquisas no campo do estudo da relação pessoa-ambiente. Desde 2002, vem trabalhando, em cooperação com a França, no campo das ambiências urbanas, tendo participado de vários projetos de cooperação internacional financiado pelo Ministério da Pesquisa da França, tendo sido responsável pela introdução do tema, em especial, na CETESB e outros órgãos ambientais, que criou um Grupo de Trabalho para a formulação e promoção de uma nova política pública por meio de processos participativos tendo a noção de ambiência como marco conceitual. Faz parte da rede Internacional das Ambiências, coordenado pelo Laboratório Cresson (Centre de Recherche sur l’Espace Sonore et l’Environnement Urbain) e compõe a Comissão de Redação da International Journal of Sensory Environment, Architecture and Urban Space (Revista Internacional sobre Ambiente Sensível, Arquitetural e Ambiente Urbano ). Como atividade voluntária, coordena o DEPAC (Departamento de Cientistas) da Associação Brasil SGI, que desenvolve atividades nos campos da construção de uma ciência humanística e no núcleo ambiental com o movimento de agentes ambientais. Atualmente a BSGI coordena a montagem da Exposição: “Sementes da Mudança: A Carta da Terra e o Potencial Humano”, criada pela SGI em parceria com a Earth Charter Initiative (ECI). Tem experiência na área de Sociologia e Psicologia, com ênfase em Psicologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, psicologia ambiental, relação pessoa-meio, percepção ambiental, intervenção ambiental, ambiências urbanas, processos participativos, agenda 21, avaliação de impacto socio-ambiental, educação ambiental, comunidades em situação de risco, ocupações urbanas e espaços públicos.
Suplente: John Emilio Garcia Tatton

Ademar Bueno
Administrador de Empresas pela FGV-EAESP (Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas); Mestre em Ciências da Saúde pelas Faculdades de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; Pós graduando em Psicoterapia Corporal; e Estudante de Psicologia – UNIP SP
Foi Coordenador de Projetos e Responsabilidade Social da Fundação D'Paschoal, tendo desenvolvido projetos de mobilização interna e público universitário. É Sócio-Diretor da Iara Consultoria e diretor do Instituto Sinapse, há dez anos desenvolve projetos de Empreendedorismo, Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social para empresas, governos instituições do 3º Setor e Universidades, tais como: Treinamento e desenvolvimento de equipes (empresas como SKY, Price WaterhouseCoopers, Unilever, Philips, DPaschoal, Amcham, Siemens, entre outras); - Trote da Cidadania (em parceria com Institutos Unilever, Pão de Açúcar, Banco real, Faça Parte e Fundação Educar); Jogo da Cidadania (em parceria com Câmara Americana de Comércio e UniEthos e diversas empresas de grande porte e multinacionais) - Programa de empreendedorismo social para jovens – Citibank; - Palestrante em diversas universidades pelo Brasil para mobilização e participação em diversos projetos: UFPR, USP, FGV, Unicamp, UFAM, Unama, UFBA, UFSC, PUC-RS, PUC-SP, PUC-MG, UniFor, entre outras.
Professor de Sustentabilidade na Economia - FGV de São Paulo.
Coordenador do LabIES FGV - Laboratório de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade da FGV Economia, pelo qual desenvolve atividades socioambientais e de empreendedorismo para alunos das 3 escolas da FGV, por meio de atividades diversas e projetos, tais como Prêmio GV de Inovação em Sustentabilidade, Chef GV, Moda GV, entre outros.
Coordenador Educacional da Virada Sustentável.
Coordenador do projeto Calouro Cidadão.
Líder RAPS – Rede de Ação Política para Sustentabilidade.
Professor de Sustentabilidade – Pós graduação Mackenzie.
Suplente: Renato Guimarães

Nicole Roitberg
Facilitadora de redes e programas nas esferas sócio-ambientais e de saúde integral com foco nas tradições indígenas. Experiência e extenso conhecimento em culturas e projetos vinculados ao desenvolvimento sustentável adquirido através de viagens, vivências e pesquisas no exterior (África, Índia, Europa Ocidental e Oriental, Oriente Médio, Estados Unidos).
Elaboração e coordenação de programas, vivências, cursos e capacitações vinculados a sustentabilidade e convivência.
Criação e execução de eventos culturais.
Desenvolvimento e co-coordenação de oficinas culturais e vivências terapêuticas indígenas como foco na disseminação e preservação das tradições e sabedoria indígena brasileira, junto a representantes de diversas etnias.
Suplente: Francisco Lima

Carlos Alberto dos Santos - Kaká Wara
Professor de notório saber em História e Antropologia Cultural com foco nas Tradições Ancestrais do Brasil pela UNIPAZ – Universidade Holística da Paz.
Estudos em filosofia oriental e valores humanos com Sua Santidade o Dalai Lama no Brasil, França e Índia.
Pós Graduação Lato Sensu em Formação Holística de Base pela UNIPAZ (Universidade Holística da Paz) e Faculdade São Judas do Rio de Janeiro.
Fundador da organização social Instituto Arapoty em São Paulo e atuação em atividades socioambientais, tais como: projeto de manejo ecológico e fortalecimento cultural com a comunidade guarani do Rio Silveira-SP e em parceria com a UNESP de São Vicente e a Fundação Phytoervas; campanhas de arrecadação de cestas básicas para as comunidades guarani de São Paulo; desenvolvimento de ações na área da educação e geração de renda a partir do artesanato; projetos de geração de renda e protagonismo juvenil em comunidades indígenas e não indígenas; projetos sociais na aldeia guarani de Piraquara, Paraná, em parceria com a PUC do Paraná; projetos culturais em parceria com o Ministério da Cultura em Itapecerica da Serra e intercâmbio com líderes e professores indígenas.
Suplente: Elaine Silva


II. A presidência deste Conselho Consultivo será exercida pelo Diretor do Departamento de Educação Ambiental / Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz.
III. Caberá ao Conselho Consultivo elaborar e aprovar seu Regimento Interno, dentro de 60 (trinta) dias após a data desta publicação.
IV. Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação.