Cursos

Cursos

Com grande experiência decorrente das atividades especializadas desenvolvidas pela Divisão de Fauna, os técnicos envolvidos nestes trabalhos desenvolvem e ministram cursos e atividades de divulgação científica com temas relacionados à sua atuação com a fauna.

Alguns cursos surgiram de necessidades observadas pelos próprios técnicos da Divisão, outros são abertos e destinados ao grande público, envolvendo além de informações técnicas da Divisão, atividades relacionadas à educação e observação de animais silvestres.

A Semana das Aves é um trabalho de divulgação científica criado pela Divisão de Fauna, composto por várias atividades, entre elas curso sobre aves, oficinas para professores e atividades de observação das várias espécies que podem ser encontradas no Parque Ibirapuera. Estas atividades são desenvolvidas sempre no mês de outubro, com inscrições abertas aos interessados.

O curso de “Manejo de Carpas Coloridas em Espelho D´Água”, que ocorre em maio é um exemplo de curso que foi desenvolvido pela necessidade de muitos técnicos e administradores de parques municipais em adquirir conhecimentos para a manutenção de espelhos d´água existentes em suas unidades.

Durante todo o ano a equipe técnica da Divisão de Fauna, sozinha ou em parceria com outras instituições, participa de atividades relacionadas à disseminação de conhecimentos técnicos sobre a fauna silvestre da cidade de São Paulo.

----------------------------------------------------

Curso: Observação de Aves como instrumento para Estudo do Meio

Público-alvo: As aulas são voltadas para professores, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas municipais, estaduais e particulares, servidores públicos de nível universitário e/ou assistentes de gestão de políticas públicas (AGPP’s) que desenvolvam atividades de educação ambiental nos Centros de Convivência e Cooperativa (CECCO’s), nos Departamentos de Gestão Descentralizada (DGD’s) e/ou na UMAPAZ.

Cronograma do curso:

Data: 13/09 (Sábado)
•7h às 10h | Aula teórica: “Diversidade das Aves na Cidade de São Paulo/Interação fauna-flora”
Palestrantes: Biólogas Anelisa Ferreira de Almeida Magalhães, Linda Lacerda da Silva e Ana Maria Brischi, do DEPAVE-3 (SVMA)
•10h às 10h30 | Intervalo
•10h30 às 13h30| Exploração do tema: “Aves para o estudo de Ciências – técnicas para confecção de comedouros para atração de aves”
Mediadoras: Maria Amélia S. de Carvalho e Leticia Belian Zimback

Data: 20/09 (Sábado)
•7h às 11h | Aula prática: “Observação de Aves pelo Parque Ibirapuera como instrumento para Estudo do Meio”
Monitores: técnicos e estagiários do Depave 3/SVMA.
•11h às 11h30 | Intervalo
•11h30 às 13h30 | Apresentação do Material Didático e considerações finais
•Mediador: Marcos Kawall Vasconcellos, do DEPAVE-3 (SVMA)

Inscrições: as inscrições devem ser feitas até o dia 5 de setembro através do e-mail cursosfauna@prefeitura.sp.gov.br.

Serviço:
Curso ‘Observação de Aves como instrumento para Estudo do Meio’
Datas e horários: 13 e 20 de setembro, das 07h às 13h30
Local: Auditório da UMAPAZ - Parque Ibirapuera
Endereço: Avenida IV Centenário, 1268 – Portão 7A - Parque Ibirapuera
Telefones para contato: 3887-2688 / 3885-6669

----------------------------------------------------

 

Divisão Técnica de Medicina Veterinária
Av. IV Centenário, Portão 7A
Segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
Tel/Fax: 11 3885-6669
E-mail: faunasvma@prefeitura.sp.gov.br
 

 

voltar para Fauna