Filhote Abandonado ou em Perigo

 

FILHOTE ABANDONADO
Ao encontrar um filhote de passarinho abandonado, procure ter certeza de que ele está mesmo sozinho. Em muitos casos os pais costumam se afastar dos filhotes quando pessoas chegam perto. Por isso, muito cuidado ao fazer qualquer tipo de aproximação. Procure o ninho e veja se há aves por perto que possam ser seus pais. Quando os filhotes estão maiores, apesar de não estarem totalmente aptos para o voo, eles não costumam ficar mais em seus ninhos. Em algumas espécies, as aves jovens costumam correr pelo chão, ou realizar voos curtos e descoordenados.
Se você perceber que a ave está realmente abandonada, parada em um mesmo local durante muito tempo, pode ser que algo tenha acontecido aos seus pais. O tempo de ausência dos pais durante o cuidado com os filhotes pode variar conforme a espécie.


FILHOTE EM PERIGO
Muitas vezes, mesmo saudáveis, os filhotes ou ninhos se encontram em locais de fácil acesso para animais domésticos, como cães e gatos. Eles também podem estar instalados em ruas movimentadas, correndo o risco de atropelamento.
Em relação aos ninhos, demarque o local e evite aproximações, mantendo os animais domésticos contidos. Caso encontre ninhegos (etapa na qual os filhotes de passarinho ainda não possuem penas em seu corpo), o ideal é devolvê-los o mais rápido possível ao ninho. Filhotes e aves jovens podem ser colocados em locais mais seguros, desde que mantidos próximos do local em que se encontravam. Nesta fase, eles costumam chamar os seus pais, que os encontram mesmo no meio da vegetação adensada.