Sanhaço-cinzento (Sanhaço-do-mamoeiro)

Aves

1) Nome Popular :  Sanhaço-cinzento (Sanhaço-do-mamoeiro)
2) Nome científico :  Thraupis sayaca
3) Onde pode ser encontrado em vida livre na cidade:    Encontrado em toda a cidade. Destacam-se os Parques: Santo Dias, Guarapiranga, Ibirapuera e Vila Lobos.
4) Biologia: Habitat: Paisagens abertas com árvores e arbustos, plantações e áreas urbanas. Vive nas árvores de cultivo do interior como em cidades.
Comportamento: Quando um macho apronta-se para agredir outro, seu canto torna-se rouco e monótono.
Alimentação: Frutos, folhas, brotos, flores de eucalipatos e insetos, entre estes os alados de cupim (“aleluias” ou “sirirís”) capturados em vôo.

Reprodução : O ninho, construído pelo casal é compacto, feito de pequenas raízes, musgos e pecíolos foliares. A fêmea põe de 2 a 3 ovos. O ninho é escondido na vegetação densa e o papel de incubação é tarefa da fêmea e provavelmente do macho, dura de 12 a 14 dias. O casal alimenta os filhotes, que deixam o ninho após 20 dias de idade.

Grau de ameaça no Estado de S.Paulo e no Brasil
5) Relação com a cidade (adaptação, impacto, doenças)
 
 
6) Curiosidades(tamanho, coloração, etc) Entre os sanhaços brasileiros é a espécie mais popular. Pássaro mais abundante do Brasil oriental. Tamanho de aproximadamente 18cm e peso 42g(macho). Cinzento, ligeiramente azulado com as partes inferiores um pouco mais claras; bordas das rêmiges e retrizes azuis esverdeadas, pouco destacadas.
7) Histórico e fatos interessantes de animais atendidos:  
8) Fontes consultadas  Höfling, E., Camargo, H.F.A., Aves no Campus.3 ed. São Paulo: USP, 1999.