Cursos da Escola de Jardinagem

Curso Municipal de Jardinagem

O Curso Municipal de Jardinagem é aberto a munícipes em geral e funcionários públicos municipais e destina-se a ensinar técnicas de jardinagem e cuidados com as plantas, sempre com uma visão ecológica e sustentável, despertando o olhar responsável de cada um na conservação do meio ambiente e contribuindo para a qualificação das áreas verdes.


Curso de Recursos Paisagísticos

O Curso de Recursos Paisagísticos é destinado a todos que tenham realizado o Curso Municipal de Jardinagem, interessados na arte do paisagismo e que desejam entrar em contato com os meios, preocupações e recursos envolvidos na criação de jardins e intervenções paisagísticas, possibilitando uma visão crítica e consciente do paisagismo como parte importante na vida e na estruturação do meio ambiente.


Como Fazer uma Horta

O Curso "Como fazer uma horta” é aberto a munícipes em geral e funcionários públicos municipais e tem por objetivo demonstrar procedimentos e técnicas de cultivo de hortaliças, em canteiros ou em recipientes, com base nos princípios da agroecologia.


Curso Estudo da Família Orchidaceae

O Curso “Estudo da Família Orchidaceae” é aberto a munícipes em geral e funcionários públicos municipais interessados no tema e tem por objetivo fornecer subsídios técnicos sobre diversos aspectos relacionados ao reconhecimento e cultivo de orquídeas, visando à conservação desse grupo de plantas. 


Curso Botânica de Plantas Ornamentais: Suculentas e Cactos

O Curso “Botânica de Plantas Ornamentais: Suculentas e Cactos” é aberto a munícipes em geral e funcionários públicos municipais interessados no tema. 


Curso Sementes: Biologia, Jardinagem e Folclore

O Curso é aberto a munícipes, alunos e ex-alunos do Curso Municipal de Jardinagem interessados em obter subsídios técnicos sobre diversos aspectos relacionados ao conhecimento sobre as sementes do ponto de vista biológico, antropológico e agronômico.


Curso Municipal de Arborização Urbana

Arborizar não é apenas plantar árvores, mas fazê-lo de forma planejada para que se possa maximizar os seus benefícios, exercendo, assim, as suas funções ecológicas, biológicas, paisagísticas, sociais e ambientais nas cidades.


Oficina: Desenho à Mão Livre no Paisagismo

Oferece atividades internas e externas para observação e desenho dos padrões da natureza; noções básicas de desenho de observação e desenho-cego; representação da vegetação em croquis e plantas baixas, à lápis e lápis de cor; noções básicas de perspectiva.


Oficina: Jardinagem com Foco em Saúde

Através de metáforas, analogias e comparações, abordamos o universo das plantas com reflexo no desenvolvimento humano e no ciclo de vida dos seres vivos.


Curso: Jardins Amigos da Fauna

O curso é aberto a munícipes, alunos e ex-alunos do Curso Municipal de Jardinagem interessados em se aprofundar nos aspectos ecológicos na implantação dos jardins e apresentar subsídios técnicos para a implantação de jardins atrativos à fauna.


Expedições Ambientais

Através de expedições ambientais pretende-se aproximar as pessoas das áreas verdes, aprimorar o olhar, mostrando como todos são capazes de aguçar a própria percepção ambiental: ver as plantas, especialmente as...

 

Confira nossas redes sociais!