Geo Saúde Cidade de São Paulo

 


Esta publicação é resultado do desejo de evoluir no desenvolvimento de programas de ação intersetoriais, sendo o Projeto Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) e o GEO Saúde cidade de São Paulo vivas expressões desta vontade. Este projeto envolveu ativamente as Secretarias do Verde e do Meio Ambiente, da Saúde e de Assistência e Desenvolvimento Social da cidade de São Paulo, em parceria com o Programa das Nações unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Fundação Instituto Osvaldo Cruz (Fiocruz) e outras entidades.

O forte envolvimento de mais de 5000 agentes comunitários de saúde e agentes de proteção social em um programa de capacitação em saúde e meio ambiente gerou contexto ideal para a aplicação da metodologia GEO Saúde, conjugando interdisciplinaridade na abordagem metodológica, intersetorialidade na tomada de decisões e participação comunitária e de organizações sociais.

O projeto possibilitou mapear, analisar e integrar indicadores de saúde e meio ambiente, revelando o estado da arte, pressões e efeitos das condições sanitárias e de saúde de parte dos distritos da cidade, funcionando como prova piloto do processo GEO Saúde no município de São Paulo, ferramenta metodológica para construir participativamente indicadores de meio ambiente e saúde, identificou os problemas de saneamento ambiental que mais afligem a população local e permitiu a definição de áreas prioritárias para desenvolvimento de ações integradas.

Este projeto envolveu ativamente as Secretarias do Verde e do Meio Ambiente , da Saúde, e de Assistência e Desenvolvimento Social da Cidade de São Paulo em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Fundação Instituto Osvaldo Cruz (FIOCRUZ ) e outras entidades.

Este trabalho, em continuidade ao GEO cidade de São Paulo, publicado em 2004, também em parceria com o PNUMA e com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), confirma que o crescimento urbano verificado nas últimas décadas em São Paulo favoreceu o aumento da exposição da população a condições ambientais indesejáveis, com incremento da incidência de doenças relacionadas com estas exposições ambientais.

Seus resultados apontam para o acerto da abordagem intersetorial e reforçam a necessidade de aprofundar a integração entre saúde e meio ambiente, seja para traçar diagnósticos integrados e eficazes, seja para definir e desenvolver políticas públicas integradas e mais efetivas de promoção da qualidade de vida e de saúde da população.

O relatório é um estudo piloto desenvolvido como parte integrante do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis: construindo políticas públicas integradas na cidade de São Paulo.

 

            Material completo:

Geo Saúde Cidade de São Paulo*

 

* Arquivo em formato PDF. Para abrir, você precisa ter instalado em seu computador o programa Adobe Reader (ou similar), que pode ser adquirido gratuitamente pela Internet