Relatório sobre a Biodiversidade da Cidade de São Paulo

 


 

O Relatório das Ações Locais para a Biodiversidade da Cidade de São Paulo foi realizado pelo órgão executor da política de meio ambiente do Município, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) da Prefeitura de São Paulo (PMSP).

A PMSP, apesar de contar em sua estrutura com um órgão criado especialmente para tratar das questões ambientais da cidade, tem o grande desafio de promover a internalização da temática ambiental nas demais secretarias que compõem a administração pública municipal.

Neste relatório, a SVMA procurou apresentar sua estrutura e suas atribuições, através dos trabalhos realizados pelos departamentos e coordenadorias que atuam diretamente com a flora e fauna da Cidade de São Paulo.

A metodologia empregada para a elaboração do relatório foi baseada apenas nos trabalhos realizados pela SVMA, e dessa forma não contempla todas as intervenções realizadas pela PMSP no meio urbano e natural que refletem sobre a biodiversidade.

As áreas naturais com remanescentes de Mata Atlântica ganham destaque nas discussões sobre o crescimento da cidade em sua direção. A preocupação com a produção de água, qualidade ambiental e diversidade biológica vem fazendo com que o poder público crie Unidades de Conservação com diferentes níveis de restrição a ocupação e uso humano.

As questões que envolvem a fauna silvestre são tratadas com enfoque na diversidade de espécies, saúde animal e suas implicações para a saúde pública, considerando a proximidade de convívio entre animais e o homem no meio urbano. Os animais silvestres são considerados como elementos do meio e recebem assistência do próprio município, que assume a responsabilidade por sua proteção e vigilância.

A Prefeitura de São Paulo vem trabalhando para a descentralização dos serviços, como uma forma de aproximar a administração pública dos problemas específicos das diferentes regiões da cidade e de seus cidadãos. A participação dos diferentes setores da sociedade nas decisões da gestão ambiental busca garantir mais efetividade e qualidade de serviços e maior transparência nas ações locais.

 

 

RELATÓRIO SOBRE A BIODIVERSIDADE DA CIDADE DE SÃO PAULO - 2008 (documento base - arquivo pdf - 176 KB)


LAB - LOCAL ACTIONS FOR THE BIODIVERSITY OF THE CITY OF SÃO PAULO