Grupo de Trabalho do Plano Municipal da Mata Atlântica se reúne para discussão técnica

Após quatro oficinas públicas, técnicos e especialistas dão suas contribuições ao plano.

Na tarde da última segunda-feira (29), foi realizada mais uma reunião do grupo de trabalho responsável pela elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA). Integrado ao novo Plano Diretor Estratégico (PDE) da cidade (Lei 16.050/2014), o plano está sendo desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), e também conta com o apoio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e de Coordenação das Subprefeituras (SMSP), além da Fundação SOS Mata Atlântica. O encontro aconteceu no prédio-sede da SMDU, localizado no Edifício Martinelli.

Após as quatro oficinas públicas, que contaram com a participação dos munícipes de várias regiões da cidade, o encontro teve o objetivo de discutir pontos específicos do material, com foco no mapeamento das áreas de vegetação e no debate sobre as áreas estratégicas para conservação de remanescentes da Mata Atlântica, dois temas que integram a fase de diagnóstico do PMMA.

Também foi abordada a necessidade de incluir no documento áreas verdes que não sejam necessariamente do bioma Mata Atlântica, localizadas entre grandes adensamentos urbanos. Outro assunto discutido foi a criação de legendas para os mapas do PMMA que identifiquem as características dessas áreas para conservação de diversos ecossistemas existentes na cidade, como, por exemplo, os diferentes tipos de vegetação.

O encontro teve a presença do secretário adjunto do Verde e do Meio Ambiente, Romildo Campello, que destacou o PMMA como base estrutural para a produção de uma série de projetos, como o fomento à educação ambiental, o ecoturismo, a conservação da biodiversidade e a pesquisa científica, além de ser capaz de fornecer subsídios ambientais para a manutenção da Reserva da Biosfera e para outros planos e programas de ação da capital.

Também participaram da reunião especialistas da área ambiental da SVMA e SMDU, que compõem o grupo técnico responsável pela elaboração do documento, o chefe de gabinete da SMDU, Weber Sutti, os professores Jean Paul Metzger, do departamento de Ecologia - IB/USP (LEPaC), Sueli Furlan, do departamento de Geografia – FFLCH/USP (LCB), Eduardo Luis Martins Catarino, do Instituto de Botânica, Eduardo Rosa e Belloyanis Monteiro, da SOS Mata Atlântica, Edgar de Luca e Elaine Rodrigues, do Instituto Florestal, Rodrigo Vitor e Claudete Hahn, da Fundação Florestal e Antônio Luiz Lima de Queiroz, da CETESB e também representantes da Univerisade Nove de Julho. A agenda do Plano Municipal de Conservação e Preservação da Mata Atlântica contará com mais reuniões e encontros técnicos para aprimorar as estratégias do projeto.