Share

Planetários

 

 

AS ATIVIDADES DO PLANETÁRIO PROFESSOR ARISTÓTELES ORSINI NO PARQUE IBIRAPUERA FORAM REATIVADAS NO DIA 24/01/2016.

 


O Planetário está aberto para o público desde o dia 24 de janeiro com sessões gratuitas às 10h, 12h, 15h e 17h com retirada de senhas com 1 hora de antecedência. A faixa etária mínima para entrada no planetário é de 5 anos mediante documento. Nos meses de férias (janeiro, fevereiro, julho e dezembro) será possível visitar o planetário de quarta à domingo. Nos meses letivos (março, abril, maio, junho, agosto, setembro, outubro e novembro) as sessões realizadas durante a semana serão abertas as escolas.
 

 

Para atendimento a grupos escolares será necessário agendamento prévio. Para maiores informações leia "Funcionamento" disponível no link abaixo:

 

 

Planetário Professor Aristóteles Orsini no Parque Ibirapuera
Planetário do Carmo
Locação do Planetário

 

 

Planetários de São Paulo

Os Planetários são espaços para o ensino não formal de Astronomia e ciências afins e suas principais características são as salas de projeção com cúpula e, frequentemente, cadeiras com disposição circular para provocar maior sensação de imersão. Estes equipamentos permitem a representação do céu visto da Terra em qualquer época do tempo e em qualquer latitude do nosso Planeta através da utilização de um projetor Planetário, que no caso do Planetário Prof. Aristóteles Orsini, trata-se de um Starmaster ZMP da empresa alemã Carl Zeiss. Nestes ambientes de cultura e ensino é possível tornar o conhecimento científico cada vez mais acessível ao público geral e escolar através do encantamento da Astronomia. Com os recursos do planetário, é possível representar fenômenos astronômicos como os eclipses, chuva de meteoros e também os movimentos da Terra que provocam o movimento aparente da céu, a posição e deslocamento dos planetas e observar as estrelas para reconhecer constelações.

Em grandes centros metropolitanos, como São Paulo, onde a poluição luminosa provocada pelas luzes da cidade e a obstrução do horizonte por grandes prédios, os Planetários chegam para apresentar ao público como seria um horizonte e um céu ideal para observação do céu e também atua como ferramenta indispensável para o ensino de Astronomia básica, permitindo a representação de linhas imaginárias da esfera celeste e a simulação de fenômenos que já ocorreram ou que irão ocorrer, como eclipses, ocultações, conjunções, etc.

Visto a importância destes espaços estarem inseridos no cotidiano da comunidade e, por seu potencial pedagógico, estarem presentes no roteiro de atividades extracurriculares das instituições de ensino, suas funções incitam a humanidade a uma reflexão e discussão acerca do papel da ciência e da tecnologia para a sociedade e no meio ambiente, assim, a cidade de São Paulo possui dois Planetários, o primeiro, instalado no Parque do Ibirapuera e outro, instalado no Parque do Carmo. Ambos são geridos pela UMAPAZ – Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz, a qual desenvolve ações de Educação Ambiental da SVMA – Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

 

  

 


Locação do Planetário:

Os interessados em fazer a locação do Planetário Professor Aristóteles Orsini no Parque Ibirapuera, devem entrar em contato com o Coordenador de Eventos, Danilo Scudilio Maranho, pelos dois e-mails dmaranho@prefeitura.sp.gov.br e eventos_umapaz@prefeitura.sp.gov.br, telefone: (11) 5572-8037, para informações e/ou agendamento de visita.
 

↑ voltar