Share

Planetários

 

 

AS ATIVIDADES DO PLANETÁRIO PROFESSOR ARISTÓTELES ORSINI NO PARQUE IBIRAPUERA FORAM REATIVADAS NO DIA 24/01/2016 E AS ATIVIDADES DO PLANETÁRIO DO CARMO FORAM REATIVADAS NO DIA 08/05/2016.

 


O Planetário está aberto para o público desde o dia 24 de janeiro com sessões gratuitas aos sábados, domingos e feriados às 10h, 12h, 15h e 17h com retirada de senhas a partir de 1 hora de antes do início da sessão.

A faixa etária mínima para entrada no planetário é de 5 anos mediante apresentação de RG ou Certidão de Nascimento.

Nos meses de férias (janeiro, fevereiro, julho e dezembro) será possível visitar o planetário de quarta à domingo. Nos meses letivos (março, abril, maio, junho, agosto, setembro, outubro e novembro) as sessões realizadas durante a semana serão abertas as escolas mediante agendamento prévio por e-mail.
 

 

Para atendimento a grupos escolares será necessário agendamento prévio. Para maiores informações leia "Funcionamento" disponível no link abaixo:

 

 

Planetário Professor Aristóteles Orsini no Parque Ibirapuera
Planetário do Carmo
Agendamento Escolar
Locação dos Planetários

 

 

Planetários de São Paulo

Os Planetários são espaços para o ensino não formal de Astronomia e ciências afins. Suas principais características são as salas de projeção com cúpula e, frequentemente, cadeiras dispostas de forma circular para provocar maior sensação de imersão. Estes equipamentos permitem a representação do céu visto da Terra em qualquer época e em qualquer latitude do nosso Planeta por meio da utilização de um projetor Planetário, que no caso do Planetário Prof. Aristóteles Orsini, é o Starmaster ZMP da empresa alemã Carl Zeiss.

No coração do Planetário do Ibirapuera, com uma cúpula de 9m de altura e 18m de diâmetro, está o projetor por meio do qual todas as estrelas são representadas com alto nível de fidelidade com a natureza, tanto em brilho como em cor, projetadas através de 9.000 fibras ópticas e 42 conjuntos de lentes.

No Planetário do Carmo, com uma cúpula de 10m de altura e 20m de diâmetro, encontra-se o planetário modelo Universarium VIII/IX, também fabricado pela Carl Zeiss. No equipamento da zona leste, as estrelas são representadas com alto nível de fidelidade por meio de 9.000 fibras ópticas e 109 conjuntos de lentes.

A Via Láctea, os aglomerados estelares, as nebulosas, e as galáxias são apresentados com grande fidelidade de detalhes. Também é possível simular uma viagem espacial  pelo Sistema Solar, eclipses, fases da Lua e outros fenômenos cósmicos.

Em grandes centros metropolitanos, como São Paulo, onde há poluição atmosférica e iluminação noturna, os Planetários servam para mostrar ao público como seria um horizonte e um céu ideal para sua observação bem como atua como ferramenta indispensável para o ensino de Astronomia básica, ao permitir a representação de linhas imaginárias da esfera celeste e a simulação de fenômenos que já ocorreram ou que irão ocorrer, como eclipses, ocultações, conjunções.

Por estarem estes espaços inseridos no cotidiano da comunidade e por seu potencial pedagógico estar presente no roteiro de atividades extracurriculares das instituições de ensino, suas funções estimulam a humanidade a uma reflexão e discussão acerca do papel da ciência e da tecnologia para a sociedade e para o meio ambiente. Assim, a cidade de São Paulo possui dois Planetários, o primeiro, instalado no Parque do Ibirapuera e outro, instalado no Parque do Carmo. Ambos são geridos pela UMAPAZ – Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz, a qual desenvolve ações de Educação Ambiental da SVMA – Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

 

 

Agendamento Escolar

Planetário Professor Aristóteles Orsini no Parque Ibirapuera

Grupos de estudantes, acompanhados de um professor para cada 15 alunos, poderão visitar o Planetário Professor Aristóteles Orsini às quartas, quintas e sextas-feiras nas sessões que acontecem às 9h, 10h30, 14h e 15h30, com 30 minutos de duração cada, por meio de agendamento prévio realizado pelo e-mail: agendamentoescolarplanetarioibirapuera@prefeitura.sp.gov.br

Mais informações pelo telefone (11) 5575 5206.

Planetário do Carmo

Grupos de estudantes, acompanhados de um professor para cada 15 alunos, poderão visitar o Planetário do Carmo às quartas, quintas e sextas-feiras nas sessões que acontecem às 9h, 10h30, 14h e 15h30, com 30 minutos de duração cada, por meio de agendamento prévio realizado pelo e-mail: agendamentoescolarplanetariocarmo@prefeitura.sp.gov.br

Mais informações pelo telefone (11) 2522 4669

  

   

 

 


Locação dos Planetários:

Os interessados em fazer a locação dos Planetários devem entrar em contato com o Coordenador de Eventos, Danilo Scudilio Maranho, pelos dois e-mails dmaranho@prefeitura.sp.gov.br e eventos_umapaz@prefeitura.sp.gov.br, (11) 5908 3843.  

Para outras informações e/ou agendamento escolar, acesse as respectivas páginas:
Planetário Professor Aristóteles Orsini no Parque Ibirapuera
Planetário do Carmo

 

↑ voltar