Do Cordeiro - Martin Luther King

 Sul                              

Mosaico com quatro fotografias sendo a primeira de um vaso feito de garrafa pet com folhas em tom de roxo e rosa, a segunda de uma casa com parede marrom atrás de galhos e árvores com folhas verdes, a terceira da beira de um lado com grama alta ao lado, e a quarta de uma parede de tijolo com um trem desenhadado na frente nas cores vermelho, laranja, azul e amarelo e uma flor gigante vermelha.

 

Rua Breves, 968 - Chácara Monte Alegre
Inaugurado em 23/09/2007
Subprefeitura de Santo Amaro
Área: 34.965 m²
Telefone: (11) 5524-5738
Decreto:Nº 43.699, de 2 de setembro de 2003

Aberto diariamente:
Área I - 7h às 17h
Área II - 7h às 18h

 

Possui coleta de óleo de cozinha.

 

INFRAESTRUTURA
Pistas de caminhada e de ciclismo, aparelhos de ginástica, playground, paraciclos, quadra poliesportiva, palco, pista de skate, espelho d’água, sanitários e praça. Possui trilhas monitoradas, que devem ser agendadas com antecedência para grupos de até 5 pessoas. Segundo o Regulamento de Uso do Parque, os cães são permitidos apenas na área da antiga Praça Martin Luther King, desde que conduzidos com coleira e guia. 

 

ATENÇÃO: O USO DO CAPACETE É OBRIGATÓRIO NAS PISTAS DE SKATE. 

PARTICULARIDADES
O parque é dividido em dois setores: o oeste – com pistas de pedrisco de caminhada/corrida arborizadas, aberto ao público 03/11/2013, e o leste, implantado desde 2007 em parceria com a Sabesp. A obra envolveu a despoluição do Córrego Alcatrazes, que passa pelo parque; a segunda etapa do parque foi desenvolvida juntamente com a comunidade, por meio da participação das associações de bairro.

 

Há ocorrência de 63 espécies de FAUNA, dentre elas 4 espécies de moluscos, 1 espécie de crustáceo, 2 espécies de aranhas, 27 espécies de insetos, peixes como lebiste e mamíferos a exemplo de gambá-de-orelha-preta e grupos de saguis. Além disso, há registros de 26 espécies de aves, com destaque para a araponga, espécie ameaçada de extinção e importante dispersora de sementes, que visita a região durante seus deslocamentos. Também podem ser observadas com frequência quero-quero, asa-branca, maracanãs e periquitos, alma-de-gato, fim-fim, risadinha, bentevizinho-de-penacho-vermelho e sanhaços.

Sua vegetação no setor leste é composta por área ajardinada e arborização esparsa. No setor oeste, destaque para a recuperação e enriquecimento ambiental a partir espécies nativas. No conjunto, a FLORA tem como destaques:
amoreira (Morus nigra), aroeira-mansa (Schinus terebinthifolia), aroeira-salsa (Schinus molle), bambu-imperial (Bambusa vulgaris), cabeça-branca (Euphorbia leucocephala), faveira (Peltophorum dubium), jatobá (Hymenaea courbaril), mangueira (Mangifera indica), nespereira (Eriobotrya japonica), pau-ferro (Libidibia ferrea var. leiostachya), primavera (Bougainvillea sp.), sibipiruna (Poincianella pluviosa var. peltophoroides) e suinã (Erythrina speciosa). Já foram registradas 27 espécies vasculares, das quais está ameaçada de extinção: pau-brasil (Paubrasilia echinata). Também já foram registradas 37 espécies de briófitas. Inventário de flora 2021.

Já no setor oeste destaca-se a recuperação e o enriquecimento ambiental com plantio de espécies nativas: ipê -amarelo, jequitibá, pau-viola, pau-ferro, jatobá, embauba, dentre outras, além de espécies frutíferas como pitanga, jabuticaba, grumixama, araçá. Há ocorrência de 42 espécies, sendo 15 de borboletas, peixes como tilápia, lebiste e acará, mamíferos a exemplo de gambá-de-orelha-preta e grupos de saguis. Além disso, há registros de 24 espécies de aves, com destaque para a araponga, espécie ameaçada de extinção e importante dispersora de sementes, que visita a região durante seus deslocamentos. Também podem ser observadas com frequência: quero-quero, asa-branca, maracanãs e periquitos, alma-de-gato, fi-fi-verdadeiro, risadinha, bem-te-vizinho-de-penacho-vermelho e sanhaçus.

O BAIRRO
Após o descobrimento do Brasil, os jesuítas receberam determinação de Manoel de Nobrega para dividirem-se em três locais: Casa de São Vicente (São Vicente), Casa de São Paulo da Companhia de Jesus (São Paulo) e Jeribatiba, área à beira do rio de mesmo nome pertencente à chamada Mata Grande (Ibirapuera). Nessas localidades, a função era catequisar as crianças índias e mamelucas. Em uma de suas visitas a Jeribatiba, José de Anchieta percebeu o potencial local para tornar-se um povoado, principalmente pelo sucesso de catequização, em particular na aldeia do cacique Caá-ubi.

Para tornar-se um povoado, precisava ter uma capela e uma imagem de santo que lhe desse o nome. Um casal da região de Cupecê, João Paes e Suzana Rodrigues, possuía imagem de Santo Amaro, o santo de sua devoção, e a doou para a capela, erguida com técnica de taipa de pilão. Essa imagem está preservada até hoje. Em 1606, fatos notáveis foram registrados, como os milagres de José de Anchieta; o percurso dos índios guaranis que passavam por Ibirapuera até a cidade de Assunción, no Paraguai; ou a criação, em Ibirapuera, do primeiro engenho de ferro do Brasil com minérios existentes na região, em Ibirapuera.

Em 1686, o Bispo do Rio de Janeiro confirmou a capela erguida em Ibirapuera, no Distrito de São Paulo, elevando o povoado à categoria de freguesia, já com o nome de Santo Amaro. Outros nomes indígenas foram dados à região, como Birapuera, Virapuera, Ibirapuera, Geribatiba, Geribativa, Jeribatiba, Santo Amaro de Virapuera e Santo Amaro de Ibirapuera, até tornar-se Santo Amaro em definitivo. O bairro recebeu as primeiras colônias de imigrantes em 1829; ganhou autonomia política em 7 de abril de 1833, com o status de cidade de Santo Amaro. Voltou a ser anexado à capital no dia 22 de fevereiro de 1935, pelo Decreto nº 6988, assinado pelo Interventor do Estado.

MARTIN LUTHER KING
Nascido em Atlanta em 15 de janeiro de 1929, o pastor protestante Martin Luther King foi um dos mais importantes ativistas políticos de seu país contra o movimento racista dos Estados Unidos (Apartheid), lutando pelos direitos civis dos negros e com um discurso de não-violência e de amor ao próximo que conquistou o mundo. Foi assassinado em Memphis, no dia 4 de abril de 1968.

 CONSELHO GESTOR
Os Conselhos Gestores dos Parques Municipais foram criados em 2003 para garantir a participação popular no planejamento, gerenciamento e fiscalização das atividades que ocorrem nos parques. O objetivo é envolver a comunidade na discussão das políticas públicas de forma consultiva, com enfoque nas questões socioambientais. Os Conselhos são integrados por representantes da sociedade civil (em geral, três frequentadores e um representante de movimento social ou entidade local), um representante dos trabalhadores do parque e três representantes do Poder Executivo.
Saiba mais sobre os Conselhos Gestores no site da SVMA.

CONSULTE AQUI O REGULAMENTO DO PARQUE

COMO CHEGAR
509M-10 – Jd. Miriam – Term. Princ. Isabel
5131-10 – Cidade Ademar – Pq. Dom Pedro II
6358-10 – Jd. Luso – Term. Bandeira
+ informações: www.sptrans.com.br

CICLORROTA PERMANENTE DO BROOKLIN:
Promove a ligação entre os parques do Cordeiro e Severo Gomes e Av. Jornalista Roberto Marinho

 

  Siga a SVMA nas redes sociais