Share

Ibirapuera

 

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n (Portão 10) – Vila Mariana
Subprefeitura Vila Mariana
Área: 1.584.000 m²
Funcionamento: diariamente das 5h às 0h - Fone: (11) 5574-5045 – Fax: (11) 5573-4180

 O Parque Ibirapuera possui 10 portões com horários e atendimentos diferenciados. Confira:

Acesso a pedestres:
- Avenida IV Centenário, portões: 05, 06 e 07A;
- Avenida Pedro Álvares Cabral, portões: 02, 03, 04, 09 e 10.
- Avenida República do Líbano, portões: 07, 08 e 09A.

Acesso a veículos:
- Av. Pedro Álvares Cabral – Portões: 03 (livre mediante uso cartão zona azul), 07 e 10 (apenas a credenciados).
- Av. República do Líbano – Portão 07 (livre mediante uso cartão zona azul).

Horário dos Portões:
- Portões: 02, 03, 05 e 10, das 05h às 00h.
- Portões: 04, 06 e 09, das 05h às 22h.
- Portões: 07, 08 e 09A, das 06h às 20h.
- Portão: 07A, das 07h às 17h.

Horário dos Portões, somente aos sábados no “Ibira 24h”:
- Portões de acesso a veículos fecham às 22h00, todos os veículos no interior do Parque devem sair até meia-noite, exceto veículos credenciados.
- Portões de acesso a pedestres fecham às 22h, exceto os Portões 02 e 10 com livre acesso 24h.

Recomenda-se ao visitante o uso dos meios de transporte: ônibus, integração metro-ônibus, táxi, bicicleta ou a pé.

Mais informações para acessos e conduções ao parque, entre em contato com a SPTRANS pelo telefone 156 ou site: www.sptrans.com.br

Confira:
Mapa de localização
Passeio virtual - Conheça o Parque seguindo as trilhas

Sobre o Parque
Ano de inauguração: 1954

INFRAESTRUTURA
Pista de Cooper, parque infantil, lanchonetes, áreas de estar, ciclofaixa, bicicletário com aluguel de bicicleta, fonte multimídia, quadras poliesportivas, campos de futebol, aparelhos de ginástica e Praça Burle Marx.
Funcionam também na área do parque: Escola de Jardinagem, Divisão Fauna, Viveiro Manequinho Lopes, Planetário e Escola Municipal de Astrofísica, UMAPAZ, Herbário, Museu Afro-Brasil, CECCO (SMS), Pavilhão das Culturas Brasileiras, OCA e Bosque da Leitura (SMC), Fundação Bienal, Auditório Ibirapuera, MAC, MAM e Pavilhão Japonês.
PARTICULARIDADES
Inaugurado em 21 de agosto de 1954 durante as comemorações do IV Centenário de São Paulo, o projeto do Parque foi concebido pelos arquitetos Oscar Niemeyer, Ulhôa Cavalcanti, Zenon Lotufo, Eduardo Kneese de Mello, Ícaro de Castro Mello, além do paisagista Augusto Teixeira Mendes.
Vegetação implantada constituída de eucaliptal com sub-bosque, bosques heterogêneos, jardins, gramados e alamedas de alecrim-de-campinas, alfeneiro, bambu-chinês, chichá, falsa-figueira-benjamim, guariroba, ipê-roxo, jerivá e seafórtia. Há conjuntos de carvalho-brasileiro, jaqueira, pínus e sete-capotes e exemplares isolados de espécies como figueira-de-bengala, pau-brasil, pau-ferro e tamareira-das-canárias. Num trecho do Córrego do Sapateiro há vegetação ribeirinha espontânea protegida por uma cerca. Foram registradas 494 espécies, das quais 16 estão ameaçadas como a cabreúva, o chichá e o pau-marfim. O Viveiro Manequinho Lopes produz mudas de espécies ornamentais herbáceas, arbustivas, trepadeiras, de interior e plantas medicinais para uso no município, além de receber e distribuir mudas de árvores usadas nos programas de arborização urbana. O parque conta ainda com as coleções de plantas ornamentais, hortícolas e medicinais do campo experimental da Escola de Jardinagem que o utiliza nas aulas práticas de seus cursos.
São 218 espécies que dividem espaço com milhares de usuários, sendo 35 de borboletas, 10 de peixes, oito de répteis (cágados, tigres-d’água e serpentes), uma de anfíbio, mamíferos incluindo morcegos e gambá-de-orelha-preta e, 156 espécies de aves. No lago, colhereiro, cabeça-seca e marreca-parda já foram observadas. Nos gramados, joão-de-barro, canário-da-terra e cardeais. Nos bosques, ouve-se a balburdia de papagaios, maracanãs e periquitos, e melodias de sabiás, que parecem competir com o ruído “urbano”. É possível observar várias espécies de beija-flores, pica-paus, pombos silvestres e papa-moscas e representantes migratórios, que aqui chegam na primavera. Nesse período, araponga, sabiá-ferreiro e os anambés fazem “escala” rápida no parque e seguem viagem para áreas mais florestadas da cidade. A grande quantidade de aves atrai predadores como o gavião-de-cauda-curta, gavião-de-cabeça-cinza, gavião-miúdo, quiri-quiri, falcão-de-coleira e peregrino, além de corujas como mocho-diabo. O “martelar” das arapongas, sem dúvida, é o canto que mais chama atenção do público, formando uma legião de curiosos debaixo de seus poleiros. Também chama atenção a borboleta gema, pela mancha alaranjada sobre o fundo amarelo de suas asas.
O parque é um dos destinos mais procurados pela população paulistana e também uma das mais importantes áreas verdes, de cultura e lazer da cidade.
CICLOFAIXA DE LAZER:
Circuito Zona Oeste e Circuito Paulista Centro - funciona aos domingos e feriados, das 7h as 16h.
ÔNIBUS:
175T-10 – Metrô Santana – Metrô Jabaquara
477U-10 – Heliópolis – Shop. Iguatemi (Cir.)
509M-10 – Jd. Miriam – Term. Princ. Isabel
5154-10 – Term. Sto. Amaro – Est. da Luz
5164-21 – Cidade Leonor – Pq. Ibirapuera
5175-10 – Balneário São Fco. – Pça. da Sé
5178-10 – Jd. Miriam – Lgo. São Francisco
5185-10 – Term. Guarapiranga – Pq. D. Pedro II
5194-10 – Jd. São Jorge até Apurá – Lgo. São Francisco
5300-10 – Term. Sto Amaro – Term. Pq. D. Pedro II
+ informações: www.sptrans.com.br 


 

PARQUE IBIRAPUERA – ÁREAS EXTERNAS
O Parque Ibirapuera possui portões de acesso com horários e atendimentos diferenciados. Confira:
Acesso a pedestres:
- Avenida IV Centenário, portões: 05, 06 e 07ª (UMAPAZ).
- Avenida Pedro Álvares Cabral, portões: 02, 03, 04, 09 e 10.
- Avenida República do Líbano, portões: 07, 08 e 09A.
Acesso a veículos:
-Avenida Pedro Álvares Cabral – Portões: 01 - Serviços Auditório Ibirapuera, 03 - Livre mediante uso cartão Zona Azul, possibilitando acesso a vários bolsões de estacionamento) e 10 - apenas a credenciados, não podendo, portanto, ser utilizado por visitantes.
- Avenida República do Líbano – Portão 07 - Livre mediante uso cartão Zona Azul.
Horário dos Portões:
- Portões: 02, 03, 05 e 10, das 05h00 as 24h00.
- Portões: 04, 06 e 09, das 05h00 as 22h00.
- Portões: 07, 08 e 09A, das 06h00 as 20h00.
- Portão: 07A, das 07h00 as 17h00.
Informações: www.prefeitura.sp.gov.br/svma
Recomenda-se ao visitante o uso dos meios de transporte: ônibus, integração metro-ônibus, táxi, bicicleta ou a pé.
*Maiores informações para acessos e conduções ao parque, entre em contato com a SPTRANS pelo telefone 156 ou site: www.sptrans.com.br.
Horário dos Portões, somente aos sábados no “Ibira 24h”:
- Portões de acesso a veículos fecham às 22h00, todos os veículos no interior do Parque devem sair até meia-noite, exceto veículos credenciados.
- Portões de acesso a pedestres fecham às 22h, exceto os Portões 02 e 10 com livre acesso 24h.
Informações: www.prefeitura.sp.gov.br/svma
Recomenda-se ao visitante o uso dos meios de transporte: ônibus, integração metro-ônibus, táxi, bicicleta ou a pé.
*Maiores informações para acessos e conduções ao parque, entre em contato com a SPTRANS pelo telefone 156 ou site: www.sptrans.com.br.

DIA DAS BOAS AÇÕES
Domingo 10 de Abril de 2016, das 10h às 20h

O Dia das Boas Ações 2016 é o maior dia de mobilização de voluntários do mundo. Desde 2007 a iniciativa reúne milhões de pessoas e milhares de organizações e empresas ao redor do mundo para fazer o bem. Após edições na Costa Rica, Alemanha e Itália, o Dia das Boas Ações chega ao Brasil por meio da parceria entre Atados e a ONG israelense Ruach Tova, colocando em prática a simples ideia de que qualquer pessoa pode fazer uma boa ação, seja ela grande ou pequena, e ter um impacto positivo no mundo. O evento é baseado na articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, empresas, escolas e universidades, entre outros. Serão promovidas diversas atrações, atividades e conteúdos ligados às seguintes causas: • Animais • Mobilidade urbana • Educação e Infância • Saúde e Bem Estar • Empoderamento Feminino • Participação Cidadã • Diversidade • Consumo Consciente e Economia Criativa • Idosos.
O cunho deste evento é social, visando promoção do trabalho voluntário e também terá um viés cultural na realização de pequenas intervenções realizadas pelas Organizações Sociais com o objetivo de atrair e entreter o público do evento.
Programação:
Encontro de ONGs: 25 tendas para comportar as 100 ONGs que estarão apresentando seus trabalhos e objetivos e uma tenda central para realização de oficinas.
Intervenções: 5 apresentações artísticas (música, teatro, dança..) de 5 ONGs a serem selecionas para entretenimento geral do público.
Oficinas e vivências: serão oferecidas também pelas instituições parceiras oficinas e atividades lúdicas como Yoga e Meditação, Feira de Trocas (roupas, brinquedos, livros etc.), Percussão, Danças Circulares entre outras possibilidades.
Responsável: Associação Atados

EXPOSIÇÃO DE MATERIAL DE EMPREGO MILITAR DO EXÉRCITO BRASILEIRO
Sábado e Domingo, dias 16 e 17 de Abril de 2016

Exposição de material militar (viaturas, armamentos e equipamentos), apresentações de Bandas Militares e apresentações de cães-de-guerra, em comemoração ao Dia do Exército Brasileiro para destacar o Dia do Exército Brasileiro no âmbito da sociedade.
Responsável: Ministério da Defesa, Exército Brasileiro, Comando Militar do Sudeste.

MUTIRÃO DA SAÚDE E DA CIDADANIA - ROTARY DAY
Sábado 09 de Abril de 2016, das 9h às 16h

Por meio do voluntariado o Rotary oferece ao público do parque serviços de aferição de pressão arterial, detecção do diabetes, massagem terapêutica, orientação odontológica, entre outros.
Responsável: Rotary Distrito 4420.

18ª CAMPANHA NACIONAL DA VOZ e CABINE ACÚSTICA - CABINE DO SOLTE A SUA VOZ
Sábado 16 de Abril de 2016, das 9h às 17h

Na 18ª CAMPANHA NACIONAL DA VOZ haverá duas intervenções de canto no parque às 11h e às 16h. E dentro da CABINE ACÚSTICA - CABINE DO SOLTE A SUA VOZ os participantes vão se sentir em um estúdio de gravação e vão optar entre cantar uma musica ou narrar uma partida de futebol, será uma atividade gratuita e interativa. O evento tem o objetivo de mostrar os aspectos de funcionamento da garganta e do aparelho fonador, atitudes preventivas para preservá-lo, os principais problemas que acometem a voz, como os nódulos, pólipos e o câncer de laringe, além de itens interativos que demonstram, de forma didática, a importância dos cuidados com esse órgão importante do corpo humano.
Resposnável: Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico–Facial (ABORL-CCF)
www.aborlccf.org.br || www.ablv.com.br 

VIRADA DA SAÚDE 2016
Domingo, 10 de Abril de 2016, das 9h às 18h
Criada por lei municipal, a Virada da Saúde já está em sua segunda edição e ocorrerá entre os dias 03 a 10 de abril com diversas atividades e ações acontecerão na cidade de São Paulo. Os objetivos são a aproximação da sociedade ao tema da saúde, a promoção de saúde em espaços da cidade e a construção de um ambiente saudável e sustentável nos grandes centros urbanos.
Realizada pela Secretaria Municipal da Saúde, com correalização do Instituto Saúde e Sustentabilidade, as ações da Virada da Saúde acontecem em quatro eixos distintos:
- Médico-Assistencial: que contempla ações de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças; - Bem-estar: com atividades físicas, de lazer, nutrição e qualidade de vida; - Educação: com palestras, rodas de conversa, jogos, entre outros; - Cultural: com exposições, teatro, filmes, documentários, música e mais.
O encerramento está previsto para acontecer no Parque do Ibirapuera, como em 2015, com atividades lúdicas, palestras sobre prevenção e promoção à saúde, atividades de qualidade de vida, exposição de serviços da Secretaria Municipal da Saúde, feira de adoção de cães e gatos, aulas de primeiros-socorros e muito mais.
Responsável: Secretaria Municipal da Saúde.

VIRADA ZEN
Sábado 30 de Abril de 2016, das 10h às 20h

Com a proposta de promover, através da arte, novas percepções sobre a cidade, o projeto Virada Zen é um evento que tem o Parque Ibirapuera como palco principal. A programação será composta por apresentações, performances, oficinas, exposições e etc.
A Virada Zen propõe trazer luz para os benefícios que a arte pode trazer para a vida das pessoas, revelando sua capacidade de elevar a autoestima, melhorar a qualidade de vida e estimular o indivíduo a viver de maneira mais saudável, tanto física como mentalmente. O projeto ainda pretende estimular as pessoas a buscar alternativas dentro da arte que amenizem o estresse, que as ajudem a encontrar equilíbrio interno e com o meio em que vivem.
As atividades serão definidas de maneira a atingir um público bastante diverso, atendendo pessoas de todas as idades e classes sociais. Para que a Virada Zen seja ainda mais democrática, todas as atividades serão gratuitas.
Responsável: Lucat Canto Comunicação LTDA.

PATINANDO COM A GUARDA CIVIL METROPOLITA DE SÃO PAULO
Domingo, 24 de Abril, das 10h às 18h.

Local: Marquise
Será montada uma pista de patinação e skate onde será oferecida clinica de patins e skate para os visitantes do parque no decorrer do dia e sem custo algum, com empréstimos de patins e skates para as oficinas, clinicas com atletas para os praticantes visando o bem comum e o espaço compartilhado com respeito ao próximo.
Responsável: Ed / GCM
Publico rotativo do próprio parque, média de 30 pessoas por oficina.

Acesso: Av. Pedro Álvares Cabral - Portão 03
Contato: 3629-1075 | info@auditorioibirapuera.com.br
Informações: www.auditorioibirapuera.com.br

 

1º e 2 ABR 2016 | 21h
brasiljazzfest

INGRESSOS ESGOTADOS PARA OS DOIS DIAS.
Nos dias 1º e 2 de abril (sexta e sábado), o Auditório Ibirapuera recebe algumas das atrações da 31ª edição do brasiljazzfest, o mais tradicional e importante festival do gênero na América do Sul.

Na sexta-feira 1º de abril, às 21h, quem abre a noite é Antonio Sanchez & Migration. O baterista e compositor - um dos mais aclamados músicos do instrumento na atualidade e vencedor do Grammy 2016 pela trilha sonora do filme Birdman (ou A Inesperada Virtude da Ignorância) – se apresenta com sua banda, que reúne os músicos Matt Brewer (baixo), Ben Wendel (saxofone), John Escreet (piano) e Adam Rogers (guitarra), com participação da cantora Thana Alexa. Na sequência, sobem ao palco os norte-americanos do quinteto instrumental Kneebody – formado pelos músicos Ben Wendel (saxofone), Adam Benjamin (teclado), Nate Wood (bateria), Kaveh Rastegar (baixo elétrico) e Shane Endsley (trompete) – com o lendário produtor californiano Daedelus (Alfred Darlington). Juntos, eles mostram a fusão do jazz com o pós-bop, o hip-hop, a música eletrônica e o indie rock.

 

No sábado dia 2, também às 21h, é a vez do Hamilton de Holanda Quinteto. O bandolinista brasileiro sobe ao palco e volta a se apresentar ao lado dos músicos Gabriel Grossi (gaita), Marcio Bahia (bateria), Daniel Santiago (violão) e Guto Wirtti (baixo), em formação que se reuniu pela primeira vez há dez anos. Quem dá continuidade às apresentações é o Anouar Brahem Quartet, com o show The Astounding Eyes of Rita. Formado pelo mestre tunisiano do alaúde, Anouar Brahem, e pelos músicos Klaus Gesing (clarone), Björn Meyer (baixo) e Khaled Yassine (percussão), o grupo mostra a fusão da música clássica árabe com a folclórica e o jazz, construindo pontes entre a cultura ocidental e a herança cultural árabe e islâmica.

Antonio Sanchez & Migration
Kneebody + Daedelus
sexta 1º de abril INGRESSOS ESGOTADOS
às 21h
duração: 80 min e 60 min (aproximadamente)
intervalo: 20 min (aproximadamente)
ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia- entrada)
[livre para todos os públicos]

Hamilton de Holanda Quinteto
e Anouar Brahem Quartet

sábado 2 de abril INGRESSOS ESGOTADOS
às 21h
duração: 60 min e 75 min (aproximadamente)
intervalo: 20 min (aproximadamente)
ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia- entrada)
[livre para todos os públicos]

3 ABR 2016 | 18h30
brasiljazzfest
com ANTONIO SANCHEZ EM “BIRDMAN LIVE”

Com ingressos para todas as atrações da sua 31ª edição já esgotados, o brasiljazzfest realiza no domingo 3 de abril, às 18h30, o seu tradicional show gratuito na plateia externa do Auditório Ibirapuera. O baterista e compositor Antonio Sanchez - um dos mais aclamados músicos do instrumento na atualidade - sobe ao palco para acompanhar, ao vivo, a trilha sonora do filme Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), de Alejandro Iñarritu, com a qual venceu o Grammy deste ano (o quinto da sua carreira). Enquanto o longa – vencedor de quatro prêmios Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor – é projetado, Sanchez executa solos de bateria, que vão desde rock progressivo, fusion, música erudita e eletrônica até ritmos latinos.
A apresentação é recomendada para maiores de 16 anos.
duração: 120 min (aproximadamente)
ingressos: Gratuito. Plateia externa.
[classificação indicativa: 16 anos]
informações: www.auditorioibirapuera.com.br
tel.: 3629-1075 ou info@auditorioibirapuera.com.br

8 ABR 2016 | 16h
TALKS ARQUITETURA: JEAN NOUVEL

O arquiteto francês Jean Nouvel – ícone vivo da arquitetura francesa e ganhador do Prêmio Pritzker de 2008 pelo conjunto de sua obra – fala dos 30 anos de carreira e dos desafios da arquitetura contemporânea em palestra que conta com a mediação do jornalista Raul Juste Lores, da Folha de S.Paulo, e do arquiteto Fernando Serapião, editor da revista Monolito. Com uma linguagem estética própria e sem influências externas, Jean Nouvel é reconhecido mundialmente por suas obras audaciosas e imponentes, como a Torre Aigues (Barcelona), a Fundação Cartier (Paris), as Galerias Lafayette (Berlim), a Serpentine Gallery (Londres) e o museu Louvre Abu Dhabi. A palestra, uma realização da sp-arte e da Arte!Brasileiros, terá tradução simultânea do francês para o português.
duração aproximada: 120 minutos (aproximadamente)
ingressos: Gratuito. Distribuição de ingressos na bilheteria do Auditório, uma hora e meia antes da apresentação. Limite de dois ingressos por pessoa. Sujeito à lotação da casa.
[livre para todos os públicos]

9 ABR 2016 | 21h
RASHID em SHOW DE LANÇAMENTO DO ÁLBUM A CORAGEM DA LUZ

O rapper paulista sobe ao palco para o show de lançamento do primeiro álbum da carreira, A Coragem da Luz. Acompanhado por DJ Mr Brown, Renato Taimes (guitarra), Jhow Produz (bateria), Weslei Rodrigo (baixo) e Godô (vocal), Rashid mostra um repertório composto de sonoridades diversas e gêneros além do rap, como jazz e zouk. A apresentação conta com a participação de convidados especiais.
duração: 90 minutos (aproximadamente)
ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
[livre para todos os públicos]

10 ABR 2016 | 19h
SELTON em SHOW DE LANÇAMENTO DO ÁLBUM LORETO PARADISO
participação especial Maurício Pereira
O quarteto gaúcho radicado em Milão, na Itália, faz show de lançamento do álbum Loreto Paradiso. Originado há dez anos em Barcelona, na Espanha, o Selton é formado por Ramiro Levy (voz e guitarra), Ricardo Fischmann (voz e guitarra), Eduardo Stein Dechtiar (voz e baixo) e Daniel Plentz (voz, bateria e mpc). Com letras em três idiomas (português, inglês e italiano), o grupo reúne influências de MPB, pop psicodélico e de “cantautores” como Enzo Janacci e Lucio Dalla. O show conta com a participação especial do músico Maurício Pereira.
duração: 80 minutos (aproximadamente)
ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
[livre para todos os públicos]

15 e 16 ABR 2016 | 21h
COMPANHIA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA JEAN ABREU em A THREAD

A companhia inglesa de dança contemporânea Jean Abreu faz a estreia mundial de A Thread, novo trabalho do coreógrafo brasileiro que dá nome ao grupo – radicado há 18 anos na Inglaterra –, em colaboração com a escultora e artista plástica brasileira Elisa Bracher. A obra de Elisa, focada nos pesos que carregamos na vida e na eterna busca por nosso centro de equilíbrio, é a inspiração para Jean Abreu em A Thread. O título, que se traduz como “um fio”, mostra a continuidade dessa busca; o equilíbrio do espaço, dos objetos, do corpo e da vida é o tema do espetáculo. No palco, cinco bailarinos estrangeiros mostram o peso da escultura em contraponto à leveza da dança, em um jogo contínuo de construção, desconstrução e reconstrução.
duração: 60 minutos (aproximadamente)
ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
[livre para todos os públicos]

17 ABR 2016 | 19h
ESCOLA DO AUDITÓRIO em ESPECIAL ESCOLA DO AUDITÓRIO 2015

A apresentação vai comemorar a formatura de 17 alunos da terceira turma da Escola do Auditório Ibirapuera de 2015, em uma noite especial que contará com a participação de convidados. Sob orientação do diretor artístico Nailor Proveta, os formandos se apresentam em diferentes formações.
duração: 80 minutos (aproximadamente)
ingressos: Gratuito. Distribuição de ingressos na bilheteria do Auditório, uma hora e meia antes da apresentação. Limite de dois ingressos por pessoa. Sujeito à lotação da casa.
[livre para todos os públicos]

22 E 23 ABR 2016 | 21h
ORQUESTRA JAZZ SINFÔNICA em O FINO DO CHORO 2

A Orquestra Jazz Sinfônica abre a temporada 2016 da série Jazz+ no Auditório com um concerto dedicado ao choro. Sob regência do maestro Fábio Prado, o conjunto sinfônico apresenta o programa O Fino do Choro 2, com repertório de clássicos de compositores como Pixinguinha, Cyro Pereira e Zequinha de Abreu.
duração: 90 minutos (aproximadamente)
ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
[classificação indicativa: 10 anos]

24 ABR 2016 | 19h
ROSA PASSOS em ROSA PASSOS – 35 ANOS DE CARREIRA

No espetáculo Rosa Passos – 35 Anos de Carreira, a cantora, compositora e violonista baiana – uma das mais respeitáveis intérpretes brasileiras, que vem conquistando plateias ao redor do mundo ao longo de três décadas e meia de trajetória artística – sobe ao palco ao lado dos músicos Paulo Paulelli (contrabaixo), Fabio Torres (piano), Celso de Almeida (bateria), Lula Galvão (violão), Daniel D’Alcantara (trompete e flugelhorn) e Rodrigo Ursaia (saxofone e flauta) para interpretar composições de diversas fases da sua carreira, registradas em mais de 18 discos lançados.
duração: 90 minutos (aproximadamente)
ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
[livre para todos os públicos]

29 ABR 2016 | 15h
ORQUESTRA FURIOSA DO AUDITÓRIO (FURIOSA) em ENSAIO ABERTO NO FOYER

Composto de 35 jovens músicos e três cantores, todos alunos da Escola do Auditório, o grupo – que parte da formação de big band com nuances de regional de choro, percussão sinfônica e banda de coreto – mostra o encontro do popular com o erudito, num repertório de composições de grandes nomes da nossa música, sob regência de Nailor Azevedo Proveta.
duração: 105 min (aproximadamente)
ingressos: Gratuito. Entrada por ordem de chegada ao foyer do Auditório Ibirapuera.
[livre para todos os públicos]

30 ABR 2016 | 17h
MÚSICA NO FOYER com CORO LUTHER KING

No quarto concerto da série Cantador, Só Sei Cantar, o Coro Luther King apresenta a obra “Messe du Pecheurs”, de Gabriel Fauré, repertório para coro feminino, orquestra de cordas e órgão. Participam do espetáculo o Coro Didone, da Associazione Culturale Cantosospeso, de Milão (Itália), e a Camerata Paulistana. A direção musical é do maestro Martinho Lutero Galati.
duração: 60 min (aproximadamente)
ingressos: Gratuito. Entrada por ordem de chegada ao foyer do Auditório Ibirapuera.
[livre para todos os públicos] 

Acesso: Av. República do Líbano - Portão 07
Responsável:
CSMB – Serviços de Extensão
Contato:
2291-5763 | e-mail: bosquedaleitura@prefeitura.sp.gov.br
Informações:
www.bibliotecas.sp.gov.br

Bosque da Leitura
Sábados e Domingos, das 10h às 16h

CECCO
Acesso: Av. IV Centenário – Portão 05
Segunda à Sexta, 8h às 17h
Responsável: CECCO Ibirapuera - Contato: 5549-7840 | www.ceccoibirapuera.com.br

O Centro de Convivência e Cooperativa oferece as seguintes oficinas:
Caminhada, Dança Circular, Colóquio Cultural, Lian Gong, Xiang Gong, Tai Chi Pai Lin, Tai Ji Qi Gong/ Meditação, Alongamento, Arte em Tecido, Artes Plásticas, Ateliê Livre, Bijouteria, Dança do Ventre, Fios e Bordados, Marchetaria, Mosaico, Música, Núcleo de Economia Solidária, Poesia, Projeto CRER-SER e Yoga.

Acesso: Av. Pedro Álvares Cabral - Portões 03 e 10
Responsável:
Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini
Contato:
5575-5206 ou 5575-5425 | svmaescoladeastrofisica@prefeitura.sp.gov.br
Informações:
www.prefeitura.sp.gov.br/astronomia

Acesso: Av. IV Centenário – Portão 07A
Responsável:
Escola de Jardinagem
Contato: 5539-5291 | Inscrições:
oficinasjardim@prefeitura.sp.gov.br
Informações:
www.prefeitura.sp.gov.br/escoladejardinagem

O detalhamento da programação, com atualização ao longo do ano, é divulgado mensalmente pelo Boletim Informativo da Escola Municipal de Jardinagem e fica disponível no site.

Serviços à Comunidade

PAP - Programa de Atendimento às Plantas
A Escola Municipal de Jardinagem promove o Programa de Atendimento às Plantas, com o propósito de auxiliar os munícipes a respeito de como cuidar das plantas.
Contato: papjardim@prefeitura.sp.gov.br | 5539-5291

Respeite as árvores de São Paulo
A poda irregular é considerada crime ambiental! Conheça a Campanha “Respeite as árvores de São Paulo” da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente contra a poda radical e veja como é possível denunciar em www.prefeitura.sp.gov.br/meio_ambiente, no link CAMPANHAS.


Acesso: Av. Pedro Álvares Cabral – Portão 03
Contato:
5576-7639 ou 5576-7640 | e-mail: contato@bienal.org.br
Informações:
www.bienal.org.br

SP ARTE – FEIRA INTERNACIONAL DE ARTE DE SÃO PAULO
De 06 a 10 de abril de 2016
Horário de Funcionamento:
De 06 e 09 de abril, das 12h às 22h e 10 de abril, das 11h às 20h
Galerias nacionais e internacionais de arte expõem suas obras e promovem arte moderna e contemporânea, brasileira e internacional, estreitando o relacionamento entre colecionadores, artistas, críticos de arte, curadores, diretores de museus, instituições culturais e galerias.
Realização: SP Arte Eventos Culturais S.A
Ingresso: Valor: R$ 40,00 (promocional ou meia R$ 20,00)
Site: www.sp-arte.com

SEMANA DA ÁGUA BOA EM SÃO PAULO
Dia 12 de abril de 2016 das 8h as 17h
O evento constará de um Seminário com o título “Água Boa em São Paulo”, a ser ministrado no auditório do pavilhão da Bienal e de uma Exposição sobre o Programa Cultivando Água Boa a ser montada no espaço lounge. Terá lugar também a Assinatura Termo de Parceria entre a Itaipu Binacional e a Prefeitura de São Paulo. Um brunch será servido aos partícipes do seminário.
Realização: Instituto Ecoar para Cidadania e a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e UMAPAZ – Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz
Site: www.viveiros.com.br

SALÃO CASAMODA
De 15 a 17 de abril de 2016 das 10h às 20h
Salão de exposição de Moda com estandes de vários designers nacionais com objetivo de promover o encontro entre os designers e compradores nacionais e internacionais.
Ingresso: R$60,00
Site: www.casamoda.com.br

DOVE BELEZA FORA DA CAIXA
Dia 19 abril de 2016 das 18h30 às 23h
O evento é parte da campanha de dove que levanta a bandeira da beleza fora do padrão, teremos um desfile assinado pelo dudu bertolini, com um pocket show.
Site: www.arvore.ag

SÃO PAULO FASHION WEEK
De 24 a 29 de abril de 2016, das 12h às 24h
Evento de moda. Desfiles e eventos de lançamento da edição de Verão 2017.
Realização: Luminosidade Marketing e Produções Ltda.
Site: ffw.com.br

Museu Afro Brasil - Organização Social de Cultura
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Parque Ibirapuera - Portão 10.
São Paulo / SP - 04094 050 - Fone: 55 11 3320-8900

O funcionamento do museu é de terça-feira a domingo, das 10 às 17hs, com permanência até às 18hs.
Entrada Inteira: R$ 6,00 - Meia Entrada: R$ 3,00 – Grátis aos sábados. Obs.: Conferir no site politica de gratuidade. Para agendar visita mediada pelos educadores do Núcleo de Educação entre em contato: agendamento@museuafrobrasil.ogr.br - Inscrições de eventos do Núcleo de Educação: eventos.educacao@museuafrobrasil.org.br /Telefone: 3320-8900 ramal 8921.

PROGRAMAÇÃO Museu Afro Brasil
ABRIL - 2016

Ações Educativas
Todo sábado de 2 a 9 de abril de 2016 às 14:00
Todo domingo de 3 a 24 de abril de 2016 às 14:00
Visitas para grupos espontâneos
As visitas serão dedicadas ao público espontâneo e abordarão temas relativos aos núcleos que compõem a exposição de longa duração do Museu Afro Brasil, tendo como eixos a história, a memória e arte a partir da perspectiva afro -brasileira.
As visitas aos finais de semana são realizadas com grupos de, no mínimo, 5 e, no máximo, 20 pessoas.
Inscrições: É necessário chegar com 15 minutos de antecedência ao horário programado e procurar o setor de acolhimento.

16 de abril de 2016 às 14h
Oficina Costurando Memórias

Tendo como ponto de partida uma visita à exposição de longa duração e a reflexão sobre a produção literária e a vida de escritores negros, o Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil realizará uma oficina de confecção de pequenos cadernos. Recorrendo a um método de amarração simples, os visitantes serão convidados a criar seus próprios cadernos, inspirados na vida e na obra dos autores mencionados ao longo da visita.
Inscrições: eventos.educacao@museuafrobrasil.org.br

23 de abril de 2016 às 13h
Encontro com Professores e Educadores: “África para educadores, África para sala de aula”

Este encontro tem como objetivo propor reflexões que contribuam para desmistificar estereótipos relacionados ao continente africano. Tomando como ponto de partida a exposição de longa duração do Museu Afro Brasil, os participantes serão convidados a observar, ler e analisar obras de arte, documentos e materiais didáticos, bem como discutir estratégias para a abordagem dos temas e conteúdos eleitos para o encontro. Os encontros são realizados com grupos de, no mínimo, 5 e, no máximo, 20 pessoas
Inscrições: eventos.educacao@museuafrobrasil.org.br

30 de abril de 2016 às 11h
Contação de Histórias – Aos pés do baobá

Durante este evento de contação de histórias ou mediação de leitura, os visitantes terão oportunidade de conhecer narrativas africanas ou afro-brasileiras e, em seguida, participar de um bate-papo conduzido por integrantes do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil.
Inscrições: eventos.educacao@museuafrobrasil.org.br

30 de abril de 2016 às 14h
Oficina Nsaka Za Bana

A partir de uma breve visita ao museu e tomando como ponto de partida, a localização geográfica, aspectos históricos e linguísticos da República Democrática do Congo, os educadores conduzirão discussões sobre o poder da palavra. Em seguida, os participantes serão convidados a conhecer e brincar com palavras e textos curtos em Lingala e kikongo e a experimentar movimentos corporais articulados a cantigas congolesas.
Inscrições: eventos.educacao@museuafrobrasil.org.br

BIBLIOTECA “Carolina Maria de Jesus”
A biblioteca possui cerca de 10.000 itens, incluindo livros, revistas e outros tipos de periódicos, teses, posters e material multimídia, com uma coleção especializada em escravidão, tráfico de escravos, abolição da escravatura, da América Latina, Caribe e Estados Unidos.
Horário de Funcionamento: 3ª feira a 6ª das 10h às 17h30 / Aos sábados, das 10h às 14h – ENTRADA GRATUITA.

 

Acesso e Local: Av. Pedro Álvares Cabral, 1301
Terça das 10h00 às 21h00, quarta a domingo das 10h00 às 18h00. Entrada gratuita
Responsável: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
Contato: 2648-0254 | Informações: www.mac.usp.br 

Acesso: Av. Pedro Álvares Cabral - Portão 03
Horário: Terça a Domingo e Feriados, 10h00 às 18h00 (encerramento bilheteria às 17h30)
Contato: 5085-1300
Informações: www.mam.org.br
Educativo MAM - Agendamento: 5085-1313 | e-mail: emaileducativo@mam.org.br


Acesso: Av. Pedro Álvares Cabral - Portões 03 e 10
Responsável: Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura
Terça a Domingo, 09h00 às 18h00.
Contato: 5083-0199.

Acesso: Av. Pedro Álvares Cabral - Portões 03 e 10
Funcionamento: quarta-feira, sábado, domingo e feriados, das 10h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00.
Ingresso: R$ 6,00 - adulto | R$ 3,00 - Crianças de 6 a 11 anos, estudantes e idosos de 60 a 65 anos.

Menores de 5 anos e idosos acima de 65 anos, entrada gratuita.
Responsável: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social
Contato: 3208-1755 r 124 | 5081-7296 | Informações: www.bunkyo.org.br / pavilhao@bunkyo.org.br

“O OLHAR JAPONÊS NO BRASIL”
A partir do dia 21 de janeiro, uma programação especial reúne artistas de diferentes manifestações culturais no Pavilhão Japonês, no Parque Ibirapuera, para celebrar a restauração e reabertura do local, bem como os 462 anos da cidade de São Paulo. Trata-se d’O Olhar Japonês no Brasil, um evento que ressalta o intercâmbio cultural entre Brasil-Japão.
De 21 de janeiro a 28 de fevereiro de 2016
Visitação: quarta-feira, sábado e domingo (aberto dias 21, 22 e 25; quinta, sexta e segunda-feira, pelo aniversário de São Paulo)
Horário: das 10h às 12h e das 13h às 17h
Contribuição: R$ 5,00 a R$ 10,00 (isento para crianças até 4 anos e idosos acima de 65 anos)

Acesso: Av. Pedro Álvares Cabral - Portão 03
Responsável: Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura.
Contato: 5082-1777 | Informações: oca@prefeitura.sp.gov.br

Acesso: Av. Pedro Álvares Cabral - Portões 03 e 10
Responsável: Planetário Prof. Aristóteles Orsini
Contato: 5575-5425 | planetariodoibirapuera@prefeitura.sp.gov.br
Informações: www.prefeitura.sp.gov.br/planetarios

PLANETÁRIO PROFESSOR ARISTÓTELES ORSINI
Reabertura do Planetário Ibirapuera, a partir de 24 de Janeiro de 2016.

Planetário do Ibirapuera é reaberto em São Paulo
Com lotação máxima dos 320 lugares disponíveis na cúpula do planetário, a apresentação aborda como é o céu da cidade de São Paulo sem a poluição e luminosidade, as constelações e os planetas. É uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais sobre astronomia. O espaço foi inaugurado em 1957 e é o primeiro planetário no país. Tem 550 metros quadrados, possui 320 lugares e a reforma contemplou o restauro do piso, parte hidráulica e elétrica, reforma das poltronas e o teto, sistema de ar condicionado, instalação de para-raios, além de um novo projeto pedagógico e a contratação de profissionais para atuarem no local. A Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), departamento de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), fez uma parceria com a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (FUNDATEC) para a reabertura e funcionamento do planetário. A UMAPAZ também é a responsável pela Escola Municipal de Astrofísica (EMA) e a Escola Municipal de Jardinagem (EMJ).

Até o final de fevereiro, o planetário oferecerá quatro sessões diárias, de terça a domingo, às 10h, 12h, 15h e 17h. A entrada é gratuita e é necessário chegar 30 minutos antes da apresentação, para retirar a senha. A partir do mês de março, durante a semana, o atendimento será para escolas de rede pública e privada (através de agendamento) e aos finais de semana e feriados, as sessões serão para público em geral.

Acesso: Av. IV Centenário, 1268 - Portões 07 e 07A
Responsável: Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz
Contato: 5572-1004
Informações: www.prefeitura.sp.gov.br/umapaz | www.blogumapaz.blogspot.com | www.twitter.com/umapaz

*Programação completa de cursos e palestras no local ou por telefone.
Inscrições: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

A Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz oferece as seguintes atividades:
A UMAPAZ é um departamento da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente da cidade de São Paulo, tem o propósito de sensibilizar e contribuir para a formação de pessoas capazes de viver de forma sustentável, de promover na sua comunidade, modos de convivência socioambiental sustentável. Oferece cursos e atividades de educação ambiental e para a convivência, tendo como princípios o respeito à comunidade da vida, a biodiversidade e a diversidade humana, a transdisciplinaridade e a cultura de paz, acolhendo a Carta da Terra como documento-base.

Biblioteca: Espaço Sapucaia
Acervo voltado ao meio ambiente e cultura de paz. Livros, teses, trabalhos técnicos, periódicos, CD’s, DVD’s, VHS e fotografias. Dedicada à pesquisa, consulta e empréstimo. O acervo pode ser conhecido no site www.umapaz.phlweb.com.br
Segunda a Sextas, 09h00 às 19h00 | Sábados, 09h00 às 13h00 |Informações: 5083-1928 | Contato: bibliotecaumapaz@prefeitura.sp.gov.br