Ibirapuera

 Sul                              

Mosaico com quatro fotografias sendo a primeira de de um lado com as laterais com grama, arbustos com pequenas flores cor de rosa e árvores verdes, a segunda de uma parede de vidro e ao fundo árvores verdes, a terceira de uma ciclo via com árvores altas nas laterais, e a quarta de uma estrutura branca com um telhado vermelho ondulado em cima.

 

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Vila Mariana
Inaugurado em 21/08/1954
Subprefeitura de Vila Mariana
Área: 1.584.000 m²
Telefone: (11) 3889-3000
Decreto em fase de regulamentação
Aberto diariamente das 05h às 23h

 

Funcionamento normal:

- Portões: 2, 3, 4, 9 e 10:  5h às 23h.
- Portão: 5 e 6: 5h às 22h
- Portão: 7 e 8: 6h às 20h

Estacionamento:

- Indigo portão 7: 6h às 20h com saída de veículos até às 23h
- Indigo portão 3: 5h às 23h
 
Locação de bicicletas e Ibirabike: 

Portões 4, 6, 8, 9 e 10: 8h às 20h

Ambulatório:

7h às 19h

Parquinhos e quadras poliesportivas:

5h às 23h

Banheiros:

1, 2 e 3: 6h às 18h
5, 6, 7 e 8: 5h às 23h

Programação dos parques



CONTATO

Dúvidas e Sugestões
faleconosco@urbiaparques.com.br

Assessoria de Imprensa
imprensa@urbiaparques.com.br

Eventos, Fotografia, etc
eventos@urbiaparques.com.br

Assuntos Comerciais
comercial@urbiaparques.com.br


 

 PLANO DIRETOR DO PARQUE IBIRAPUERA

CADERNO 1

CADERNO 2

Diretrizes

 Mapas

 

INFRAESTRUTURA

Pista de Cooper, parque infantil, áreas de estar, ciclofaixa, bicicletário com aluguel de equipamentos, fonte multimídia, quadras poliesportivas, campos de futebol, aparelhos de ginástica e praças. Oferece estacionamento operado pelo sistema zona azul; acessibilidade em equipamentos de ginástica, banheiros, entrada do parque e áreas de circulação; o cachorródromo é informal. O parque é um dos destinos mais procurados pela população paulistana e também uma das mais importantes áreas verdes, de cultura e lazer da cidade. É um referencial de visitação turística da cidade. 
 

PARTICULARIDADES

Inaugurado em 21 de agosto de 1954 durante as comemorações do IV Centenário de São Paulo, o projeto do Parque foi concebido pelos arquitetos Oscar Niemeyer, Ulhôa Cavalcanti, Zenon Lotufo, Eduardo Kneese de Mello, Ícaro de Castro Mello, além do paisagista Augusto Teixeira Mendes.

São incríveis 314 espécies de animais que dividem espaço com milhares de usuários; a sua FAUNA comporta 44 borboletas, 10 peixes, nove répteis (cágados, tigres-d’água e serpentes), um anfíbio, mamíferos (incluindo morcegos e gambá-de-orelha-preta) e cerca de 200 espécies de aves. Entre estas, destacam-se: sabiás, joão-de-barro, canário-da-terra e pintassilgo, bandos de papagaios, maracanãs e periquitos. É possível observar várias espécies de beija-flores, pica-paus, pombos silvestres e papa-moscas, além de aves migratórias, algumas chegando na primavera e outras no inverno. Um grande atrativo são as aves aquáticas, tais como, as elegantes garças, socos e os graciosos marrecos e mergulhões. A grande quantidade de aves também atrai predadores como o gavião-de-cauda-curta, gavião-de-cabeça-cinza, gavião-miúdo, quiri-quiri, falcão-de-coleira e peregrino, além de corujas, como mocho-diabo.

Vegetação de eucaliptal (Eucalyptus sp.) com sub-bosque, bosques heterogêneos, jardins, gramados, alamedas e conjuntos arbóreos homogêneos e brejo. Destaques da FLORA: alecrim-de-campinas (Holocalyx balansae), araribá-rosa (Centrolobium tomentosum), aroeira-mansa (Schinus terebinthifolia), aroeira-salsa (Schinus molle), bambu-gigante (Dendrocalamus asper), bunya-bunya (Araucaria bidwillii), chichá (Sterculia curiosa), cipreste-italiano (Cupressus sempervirens), dendezeiro (Elaeis guineensis), falsa-figueira-benjamim (Ficus microcarpa), falsa-seringueira (Ficus elastica), figueira-de-bengala (Ficus benghalensis), flamboiã (Delonix regia), flor-de-abril (Dillenia indica), ipê-branco (Tabebuia roseoalba), ipê-de-el-salvador (Tabebuia rosea), ipê-rosa (Handroanthus heptaphyllus), jaboticabeira (Plinia cauliflora), jacarandá-mimoso (Jacaranda mimosifolia), jaqueira (Artocarpus heterophyllus), jasmim-manga (Plumeria rubra), jequitibá (Cariniana estrellensis), jerivá (Syagrus romanzoffiana), magnólia-amarela (Magnolia champaca), mulungu (Erythrina falcata), paineira (Ceiba speciosa), palmeira-coca-cola (Roystonea borinquena), palmeira-de-leque-da-china (Livistona chinensis), palmeira-garrafa (Hyophorbe lagenicaulis), palmeira-princesa (Dictyosperma album), palmeira-rabo-de-peixe (Caryota urens), palmeira-rabo-de-peixe-anã (Caryota mitis), palmeira-triângulo (Dypsis decaryi), pau-ferro (Libidibia ferrea var. leiostachya), pinange (Koelreuteria elegans), pinheiro-americano (Pinus elliottii), pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia), seafórtia (Archontophoenix cunninghamiana), seringueira (Hevea brasiliensis), sete-capotes (Melaleuca leucadendra), sibipiruna (Poincianella pluviosa var. peltophoroides), tamareira-anã (Phoenix roebelenii), tamareira-das-canárias (Phoenix canariensis) e tipuana (Tipuana tipu).

Foram registradas 528 espécies vasculares, sendo que 55 foram registradas no Campo Experimental da Escola de Jardinagem. Estão ameaçadas de extinção: cambucá (Plinia edulis), canela-amarela (Nectandra barbellata), carvalho-brasileiro (Euplassa cantareirae), cedro (Cedrela fissilis), jequitibá-rosa (Cariniana legalis), palmito-jussara (Euterpe edulis), pau-brasil (Paubrasilia echinata), pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia) e Saranthe composita. Também já foram registradas 30 espécies de briófitas, das quais Rhynchostegium conchophyllum está ameaçada de extinção. Inventário de flora 2021.

EQUIPAMENTOS

Secretaria do Verde e do Meio Ambiente

Secretaria de Cultura

Secretaria Municipal da Saúde

O BAIRRO

Quem está de passagem pela Vila Mariana e repara apenas em seu aspecto residencial pode não imaginar a quantidade de espaços dedicados a esportes, cultura, pesquisa, saúde e educação existentes. O bairro apresenta um poder aquisitivo elevado, acima do índica médio do município. Também os dados sobre educação indicam seu desenvolvimento (quase 80% dos moradores completaram o Ensino Fundamental, contra 49,9% do município; 71,34% da população concluíram o Ensino Médio.

O bairro praticamente nasceu a partir da instalação do antigo Matadouro Municipal, que funcionou de 1854 a 1927, em cuja edificação funciona hoje a Cinemateca Brasileira. Com o matadouro, vieram as oficinas de Ferro Carril, instaladas ao longo da rua Domingos de Moraes, assim como a fábrica de fósforos e a Escola Pública de Dona Maria Petit, inaugurada na Rua Vergueiro. A ocupação das ruas já existentes e a abertura de outras se deu devido à chegada dos imigrantes. Fábricas de diversos segmentos também alavancaram o progresso do bairro, como a indústria ceramista, além do farto comércio, pautado por armazéns, açougues, padarias, floriculturas, quitandas e hotelaria.

Em 1928 foi iniciada a construção do Instituto Biológico, concluído em 1945, principalmente para combater doenças, como o Instituto Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Mas sua atuação foi diversificada para “além” da saúde do homem, realizando pesquisas contra pragas, doenças vegetais e animais. O Instituto foi o primeiro a produzir antígenos para as campanhas contra a brucelose e tuberculose bovina, pesquisando também o impacto de pesticidas e agrotóxicos no solo e alimentos transgênicos. Mas não deixou de realizar pesquisas contra as chamadas “pragas urbanas” (cupins, baratas e ratos), criando a primeira campanha pelo adequado armazenamento e recolhimento do lixo urbano como controle dessas pragas.

O bairro é conhecido por seus inúmeros equipamentos de cultura (Teatro João Caetano), educação (Escola de Belas Artes, Escola Superior de Propaganda e Marketing), seus complexos de lazer (Centro Esportivo Ibirapuera Mané Garrincha, Ginásio Poliesportivo) e hospitalares (Hospital do Servidor Público Estadual, Associação de Assistência à Criança Deficiente - AACD, Instituto Dante Pazzanese).

CONSULTE AQUI O REGULAMENTO DO PARQUE.

CONSELHO GESTOR

Os Conselhos Gestores dos Parques Municipais foram criados em 2003 para garantir a participação popular no planejamento, gerenciamento e fiscalização das atividades que ocorrem nos parques. O objetivo é envolver a comunidade na discussão das políticas públicas de forma consultiva, com enfoque nas questões socioambientais. Os Conselhos são integrados por representantes da sociedade civil (em geral, três frequentadores e um representante de movimento social ou entidade local), um representante dos trabalhadores do parque e três representantes do Poder Executivo.

Saiba mais sobre os Conselhos Gestores no site da SVMA.

CICLOFAIXA DE LAZER:

Circuito Zona Oeste e Circuito Paulista Centro - funciona aos domingos e feriados, das 7h as 16h.

COMO CHEGAR

175T-10 – Metrô Santana / Metrô Jabaquara

477U-10 – Heliópolis / Metro Vila Mariana

509M-10 – Jd. Miriam / Term. Princ. Isabel

5154-10 – Term. Sto. Amaro / Term. Princ. Isabel

5164-21 – Cidade Leonor / Pq. Ibirapuera

5175-10 – Balneário São Fco. / Pça. da Sé

5178-10 – Jd. Miriam / Pça. João Mendes

5185-10 – Term. Guarapiranga / Pq. D. Pedro II

5194-10 – Jd. Apurá / Parque Ibirapuera

5300-10 – Term. Sto Amaro / Term. Pq. D. Pedro II

5318-10 – Chácara Santana / Pça. da Sé

+ informações: www.sptrans.com.br 

  

 Siga a SVMA nas redes sociais