Linear Itaim Paulista

 Leste                         

 

Um retângulo com quatro fotografias dentro, separadas por uma fina linha branca. A primeira foto grama verde com pequenas flores amarelas, a segunda foto galhos de árvore, a terceira foto tronco de árvore com galhos cheios de folhas verdes, a quarta foto campo aberto com bancos de concreto com grama e árvores ao redor.Rua Marechal Tito; Rua Estevão Ribeiro Garcia;
Rua Bento Gil de Oliveira
Inaugurado em 13/06/2009
Subprefeitura de Itaim Paulista
Área: 68.154,41 m²
Decreto: Nº 53.408, de 13 de setembro de 2012
Aberto 24h
 

INFRAESTRUTURA
Áreas de estar, pista de skate, quadra poliesportiva, playgrounds, caminhos e gramados.

PARTICULARIDADES
Com 3,5 km de extensão, o Parque Linear Itaim foi criado para garantir parte das áreas públicas de preservação permanente do Córrego Itaim. Sua implantação, realizada em parceria com a Subprefeitura Itaim Paulista, teve como objetivo contribuir com a drenagem urbana da região.

Possui vegetação composta por gramados, arborização esparsa, além de vegetação ruderal no talude do córrego. Destaques da FLORA: alfeneiro (Ligustrum lucidum), aroeira-mansa (Schinus terebinthifolia), chapéu-de-sol (Terminalia catappa), cheflera (Schefflera arboricola), chorão (Salix babylonica), córdia-africana (Cordia myxa), figueira-benjamim (Ficus benjamina), gota-santa (Euphorbia umbellata), guapuruvu (Schizolobium parahyba), ipê-de-el-salvador (Tabebuia rosea), jacarandá-mimoso (Jacaranda mimosifolia), jerivá (Syagrus romanzoffiana), paineira (Ceiba speciosa), pau-formiga (Triplaris americana), sabão-de-soldado (Sapindus saponaria), seafórtia (Archontophoenix cunninghamiana), sibipiruna (Poincianella pluviosa var. peltophoroides) e timboúva (Enterolobium contortisiliquum). Já foram registradas 71 espécies vasculares, das quais estão ameaçadas de extinção: cedro (Cedrela fissilis) e pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia). Inventário de flora 2021.

Nas áreas é possível observar espécies de aves comuns em ambientes urbanos como bem-te-vi, andorinha-pequena-de-casa, corruíra, cambacica, sanhaçu-cinzento e pardal.

O BAIRRO
No início do século passado, o trabalho das olarias multiplicou-se acompanhando o desenvolvimento da cidade, que consumia cada vez mais materiais de construção, como pedregulhos e areia, extraídos do rio Tietê. A região do Itaim começou a receber seus primeiros moradores apenas no final do século18. Com a chegada da Ferrovia Estrada do Norte, antiga Central do Brasil, no século 19, o bairro começou a se desenvolver com as casas surgindo ao longo das margens dos trilhos.

Em 1957 o Itaim Paulista ganhou sua primeira paróquia, a de João Batista. Juntamente com o desenvolvimento econômico, o bairro conquistou sua emancipação política. Em 1980 a região foi elevada à condição de distrito autônomo, se desmembrando de São Miguel Paulista.

CONSELHO GESTOR
Os Conselhos Gestores dos Parques Municipais foram criados em 2003 para garantir a participação popular no planejamento, gerenciamento e fiscalização das atividades que ocorrem nos parques. O objetivo é envolver a comunidade na discussão das políticas públicas de forma consultiva, com enfoque nas questões socioambientais. Os Conselhos são integrados por representantes da sociedade civil (em geral, três frequentadores e um representante de movimento social ou entidade local), um representante dos trabalhadores do parque e três representantes do Poder Executivo. Saiba mais sobre os Conselhos Gestores no site da SVMA.

COMO CHEGAR
273X/10 – Jd. das Oliveiras / Metrô Artur Alvim
2678/10 – Oliveirinha / Term. Pq. D. Pedro II
2076/10 – Jd. Das Oliveiras / Term. Penha
+ informações: www.sptrans.com.br

   

  Siga a SVMA nas redes sociais