São Domingos - Danny Calvo

 Norte                           

Mosaico com quatro fotografias sendo a primeira de uma pedra grande entre troncos de árvores com folhas verdes, a segunda de uma escadaria de madeira com arbustos altos nas laterais, a terceira de copa das árvores com folhas em tons de verde, marrom, laranja e flores em tom de rosa, e a terceira da quadra na lateral esquerda e na direita banco de madeira na cor azul com árvores ao fundo.

Rua Pedro Sernagiotti, 125 – Pirituba
Inaugurado em 12/07/1982
Subprefeitura de Pirituba/Jaraguá
Área: 80.000 m²
Diariamente das 7h às 18h
Telefone: (11) 3831-7083
Decreto de criação:  49.213 de 13 de fevereiro de 2008

Lei de denominação nº 18.050, de 13 de dezembro de 2023


Possui coleta de óleo de cozinha.


INFRAESTRUTURA
Pista de Caminhada, trilhas, lago, campo de futebol, quadras poliesportivas, playground, churrasqueiras e bosque. Sanitários, rampa de acesso ao parque e áreas de circulação acessíveis.

PARTICULARIDADES
Inaugurado em 1982 em área remanescente de um plano de arruamento aprovado pela Prefeitura, que era anteriormente utilizada como campo de futebol por um time local. Localizado em área de encosta, com topografia acidentada, nascentes e lago, o parque destaca-se pelos passeios e áreas de descanso em meio à mata, e também pelas atividades esportivas no campo de futebol e quadras.

Sua vegetação é composta áreas ajardinadas e bosques heterogêneos. Destaques da FLORA: alfeneiro (Ligustrum lucidum), angico (Anadenanthera colubrina), eucalipto-limão (Corymbia citriodora), faveira (Peltophorum dubium), figueira-benjamim (Ficus benjamina), grevílea-gigante (Grevillea robusta), guapuruvu (Schizolobium parahyba), jacarandá-paulista (Machaerium villosum), jequitibá (Cariniana estrellensis), mirindiba-rosa (Lafoensia glyptocarpa), pau-ferro (Libidibia ferrea var. leiostachya), samambaiaçu (Cyathea delgadii) e tipuana (Tipuana tipu). Já foram registradas 161 espécies vasculares, das quais estão ameaçadas de extinção: cedro (Cedrela fissilis), palmito-jussara (Euterpe edulis), pau-brasil (Paubrasilia echinata) e pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia). Inventário de flora 2021.

Foram identificadas 33 espécies de FAUNA, sendo dois insetos, dois peixes (lebiste e tilápia), um mamífero (gambá-de-orelha-preta) e 27 aves. Tico-tico, rolinha, bem-te-vi, beija-flor-tesoura, pitiguari, saí-canário, sabiá-laranjeira e sabiá-poca são aves facilmente encontradas no parque. Outras aves são migratórias e aparecem apenas na primavera e no verão, como o suiriri. Além disso, há a ocorrência de duas espécies endêmicas de Mata Atlântica, o periquito-rico e o picapauzinho-de-coleira. Durante a noite, é possível observar animais como a corujinha-do-mato e, com sorte, o mocho-diabo. Recentemente, foram relatadas inusitadas visitas do tucano-toco.

O BAIRRO
A região que abrange os distritos de Pirituba, Jaraguá e São Domingos origem no século XIX e se deve à existência de grandes fazendas de café, sendo as principais: a fazenda Barreto, de propriedade do médico resendense Luiz Pereira Barreto, a Fazenda do Brigadeiro Tobias e a Fazenda Jaraguá. Com grande influência política dos fazendeiros e a grande importância do café, construíram a estação para receber os carregamentos que se destinavam ao porto de Santos.

O Parque São Domingos tem sua origem nas fazendas do Coronel Anastácio de Freitas Trancoso, que cultivava cereais, café e chá. Com sua morte, em 1839, seus descendentes venderam as terras em 1856 ao Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar e à sua mulher, Domitila de Castro, a marquesa de Santos. Em 1917, a Companhia Armour do Brasil comprou as fazendas Anastácio e Capuava – e parte delas foi loteada, a partir de 1950, dando origem ao Parque São Domingos. O nome do bairro homenageia o santo católico, São Domingos Sávio.

CONSULTE AQUI O REGULAMENTO DO PARQUE

CONSELHO GESTOR
Os Conselhos Gestores dos Parques Municipais foram criados em 2003 para garantir a participação popular no planejamento, gerenciamento e fiscalização das atividades que ocorrem nos parques. O objetivo é envolver a comunidade na discussão das políticas públicas de forma consultiva, com enfoque nas questões socioambientais. Os Conselhos são integrados por representantes da sociedade civil (em geral, três frequentadores e um representante de movimento social ou entidade local), um representante dos trabalhadores do parque e três representantes do Poder Executivo. Saiba mais sobre os Conselhos Gestores no site da SVMA.

COMO CHEGAR?
958P/10 – Jardim Nardini / Itaim Bibi
8002/10 – Terminal Lapa / Term. Pirituba
+ informações: www.sptrans.com.br

 Siga a SVMA nas redes sociais