Cidade de Toronto

 Norte                           

Mosaico com quatro fotografias sendo a primeira de um deck de madeira escura quase cinza, com grama ao redor, a segunda de um parquinho nas cores marrom, amarelo e azul, a terceira de um lado com uma árvore com galhos finos na frente, e a quarta de uma pedra grande e amarelada do lado direito, uma árvore de tronco comprido do lado esquerdo e ao fundo o lago e algumas árvores com folhas verdes.

Avenida Cardeal Motta, 84 – Pirituba
Inaugurado em 01/07/1992
Subprefeitura de Pirituba/Jaraguá
Área: 109.100 m²
Aberto diariamente das 6h às 18h
Telefone: (11) 3834-2176
Decreto de criação nº 28.519 de 30 de Janeiro de 1990

 

Possui coleta de óleo de cozinha.

INFRAESTRUTURA

Churrasqueiras, quiosque, palco, aparelhos de ginástica, pista de Cooper, paraciclo, sanitários, playground com brinquedos típicos canadenses, quadras poliesportivas, lago com ponte de madeira para contemplação; acessibilidade para pessoas com deficiência nos banheiros e equipamentos de ginástica. Mantém atividade de Bosque da Leitura, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura. A atividade acontece aos domingos, das 10h às 16h.

PARTICULARIDADES

O parque é resultado do programa de intercâmbio profissional criado em 1987 pelas prefeituras de São Paulo e de Toronto, no Canadá, coordenado pela Secretaria de Planejamento (SEMPLA). A área escolhida para sua implantação está próxima da Rodovia dos Bandeirantes, atendendo vários bairros da região de Pirituba. Trata-se de um remanescente do loteamento “City América”, rico em brejos e com um lago.


Essa peculiaridade define a presença de uma FAUNA com morada e hábitos específicos desse ecossistema. Há registro de 146 espécies, incluindo insetos (borboletas), peixes (tuvira e acará), répteis (cágado pescoço de cobra, cobras d´água), anfíbios (sapo-cururu e rã-cachorro), mamíferos (preá e furão) e 112 aves. Dentre elas, frangos-d’água, martins-pescadores, socós, biguás, biguatingas, garças, carão, pernilongos, irerês e marrecas-caneleiras compõem as aves aquáticas. Anus, almas-de-gato, beija-flores, pica-paus, sanhaços, sabiás, papa-moscas e pitiguaris fazem parte das aves que preferem áreas abertas e bosqueadas. Há registros surpreendentes, como do gavião-pato, do colhereiro e das inusitadas aparições do flamingo-chileno, que por alguns dias descansa e se alimenta no lago. Durante a noite, nos meses quentes e úmidos, é possível escutar os “latidos” da rã-cachorro, que recebe esse nome devido à sua vocalização.


A vegetação é composta predominantemente por brejo, bosque com espécies que caracterizam a paisagem canadense, áreas ajardinadas, além de reflorestamento com espécies nativas de Mata Atlântica. Destacam-se na FLORA: cabreúva (Myroxylon peruiferum), capim-dos-pampas (Cortaderia selloana), chico-pires (Leucochloron incuriale), eucalipto-limão (Corymbia citriodora), ingá-banana (Inga vera subsp. affinis), ingá-bugio (Inga vulpina), ingá-doce (Inga edulis), jacarandá-mimoso (Jacaranda mimosifolia), jerivá (Syagrus romanzoffiana), liquidâmbar (Liquidambar styraciflua), mirindiba-rosa (Lafoensia glyptocarpa), paineira (Ceiba speciosa), pau-ferro (Libidibia ferrea var. leiostachya), pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha), plátano-de-londres (Platanus acerifolia), suinã (Erythrina speciosa) e sabão-de-soldado (Sapindus saponaria). Já foram registradas 86 espécies, das quais estão ameaçadas de extinção: palmito-jussara (Euterpe edulis) e pau-brasil (Paubrasilia echinata). Inventário de flora 2021.

O BAIRRO
Ao norte da cidade, a região que abrange os distritos de Pirituba, Jaraguá e São Domingos tem uma população de aproximadamente 437,5 mil habitantes, em uma área de 54,7 km². Sua origem é registrada no século XIX a partir da existência de grandes fazendas de café, de propriedade de figuras importantes, como o médico Luiz Pereira Barreto e o brigadeiro Tobias. Juntos, tiveram força política para atrair uma estação ferroviária, visando o escoamento da produção cafeeira até o porto de Santos.
O nome Pirituba vem do tupi e é o resultado da palavra "piri" (vegetação de brejo) com o aumentativo "tuba" (“muito”). A inauguração da Estação de Trem ocorreu em 01 de fevereiro de 1885. Com o sucessivo partilhamento de terras pelos herdeiros das fazendas, os loteamentos fizeram surgir os bairros próximos, como Vila Bonilha, Vila Zatt, Vila Maria Trindade, Vila Mirante e Jardim São José. Já o nome Jaraguá significa Gruta (ou Vale) do Senhor ou Senhor dos Vales. Abriga, além do pico, a estação de trem do Jaraguá aberta em 1891 com o nome original, Taipas, para só então ser alterado para Jaraguá.


CONSELHO GESTOR
Os Conselhos Gestores dos Parques Municipais foram criados em 2003 para garantir a participação popular no planejamento, gerenciamento e fiscalização das atividades que ocorrem nos parques. O objetivo é envolver a comunidade na discussão das políticas públicas de forma consultiva, com enfoque nas questões socioambientais. Os Conselhos são integrados por representantes da sociedade civil (em geral, três frequentadores e um representante de movimento social ou entidade local), um representante dos trabalhadores do parque e três representantes do Poder Executivo.
Saiba mais sobre os Conselhos Gestores no site da SVMA.

CONSULTE AQUI O REGULAMENTO DO PARQUE

ÔNIBUS:
8062-10 – Pq. São Domingos – Lapa
8065-10 – Lapa
8100-10 – Terminal Lapa

+ informações: www.sptrans.com.br

Bosque da Leitura Parque Cidade de Toronto
CMSB / Supervisão de Bibliotecas

www.bibliotecas.sp.gov.br
bosquedaleitura@prefeitura.sp.gov.br
Horário de funcionamento: aos domingos das 10h às 16h
Telefone: (11) 3675-8096

 

  

  Siga a SVMA nas redes sociais