Programação Mês do Meio Ambiente

junho/2012

 Mês do Meio Ambiente 2012

 

Parques abrigam programação variada no Mês do Meio Ambiente

  

Como aquecimento para a Rio+20, a Prefeitura de São Paulo promove em junho atividades descentralizadas em diversos pontos da cidade.

Vários parques municipais abrigam atividades da Virada Sustentável, que entra na sua segunda edição este ano. No Parque Ibirapuera é possível conhecer o Labirinto de Lixo do artista Eduardo Srur até o dia 10 de junho. Haverá ainda projeção do filme "Quebrando o Tabu" no Auditório Ibirapuera, também integrando as atividades da Virada Sustentável.

O Parque Linear do Canivete abriga a 3ª Feira de Saúde Sustentável com caminhada, passeio ciclístico, feira de artesanato, plantio de árvores frutíferas, saúde bucal, entre outras atividades. A 7ª edição do Abraço à Represa Guarapiranga acontece no domingo, dia 3 de junho, em três pontos às margens da Represa: Parque da Barragem, Solo Sagrado e no Parque Ecológico do Guarapiranga.

Uma trilha sobre biodiversidade no Parque Alfredo Volpi vai desvendar os segredos deste remanescente da Mata Atlântica em um caminho noturno monitorado. Nos Parques Lajeado e Chácara das Flores os participantes entrarão em uma viagem ao fantástico mundo de Shakespeare por meio da contação de histórias.

Os Núcleos de Gestão Descentralizada promovem minicursos de jardinagem e plantio em diversos parques. Além disso, o público poderá participar de atividades físicas, oficinas de contação de história, dança, sarau, oficinas literárias, apresentações musicais e teatrais, exposições, trilhas monitoradas, palestras, sessões de cinema. Haverá doação de mudas de árvores para qualquer pessoa que deseje participar da Campanha de Arborização Permanente da cidade, campanha desenvolvida pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente que incentiva o paulistano a plantar e cuidar de suas árvores. No momento da entrega da muda, a pessoa receberá orientação técnica e levará para casa uma cartilha simplificada com informações sobre plantio e manutenção.

Será lançada a versão digital do Guia de Permacultura para Administradores de Parque, trabalho colaborativo motivado pelo desejo de expansão e integração das áreas verdes nos ambientes urbanos. O guia é uma boa ferramenta para gestores de parques, trazendo técnicas de construção, gestão e manutenção de parques, com tecnologia disponível a todos os interessados, possibilitando desenhar modelos sustentáveis e facilmente replicáveis.

No dia 17 de junho a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente promove a 5ª Festa das APAs (Capivari-Monos e Bororé-Colônia) em conjunto com a I Rota do Cambuci das APAs. O evento contará com feira de produtos derivados do cambuci.

A Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) promove um ciclo de palestras que vai abordar segurança alimentar e mudança climática. Os temas incluem alimentação sustentável; a construção da Política de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SAN e a experiência do CRSANS; agricultura animal, meio ambiente e mudanças climáticas, dentre outros relacionados.
 

 

Programação e parques que oferecem atividades:

Festa das APAs e IV Rota Gastronômica do Cambuci

UMAPAZ -Ciclo de palestras Segurança Alimentar e Mudanças Climáticas e Guia de Permacultura 

Escola de Jardinagem / Virada Sustentável

Programa Trilhas Urbanas/ Virada Sustentável

Auditório Ibirapuera - Quebrando o Tabu / Virada Sustentável

Núcleo Leste 1

Núcleo Leste 2

Núcloe Leste 3

Núcleo Centro-oeste 1

Núcleo Centro-oeste 2

Núcleo Norte 1

Núcleo Norte 2

Núcleo Sul 1

Núcleo Sul 2

Núcleo Sul 3

Parque Aclimação

Parque Alfredo Volpi

Parque Barragem de Guarapiranga / Abraço Guarapiranga

Parque Benemérito José Brás

Parque Buenos Aires 

Parque CEMUCAM

Parque Chácara das Flores

Parrque Chico Mendes

Parque da Consciência Negra

Parque dos Eucaliptos

Parque Ermelino Matarazzo

Parque Guarapiranga 

Parque Independência

Parque Jardim da Luz

Parque Jardim Felicidade

Parque Jardim Herculano / Virada Sustentável 

Parque Lajeado 

Parque Leopoldina/  Villas Bôas | Virada Sustentável

Parque Linear Canivete / 3ª Feira de Saúde Sustentável   

Parque Linear Mongaguá  Francisco Menegolo

Parque Linear São José

Parque Lions Clube Tucuruvi 

Parque Piqueri

Parque do Povo 

Parque Previdência

Parque Raul Seixas

Parque Rodrigo de Gásperi 

Parque Santo Dias

Parque São Domingos 

Parque Vila Guilherme/ Trote

Parque Vila do Rodeio

Parque Vila dos Remedios 

Parque Vila Silvia