Programação DGD Centro-Oeste-1

 

Núcleo Centro-oeste 1

 

GT discute “Direito à Cidade”

Desde 2014, o DGD Centro-Oeste 1, órgão do Departamento de Gestão Descentralizada (DGD) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), mantém parceria com a Diretoria Regional de Ensino (DRE) Butantã na coordenação do Grupo de Trabalho (GT) Sustentabilidade. O coletivo reúne professores e coordenadores da rede municipal de ensino e comunidade escolar de uma forma mais ampla para discutir ações educativas na temática socioambiental.

Esse GT se consolidou como um espaço de formação e desenvolvimento de ações que têm como estratégia a promoção de encontros, palestras, cursos, oficinas, visitas técnica e assessorias. O GT se reúne toda primeira terça-feira de cada mês. O tema global de 2017 é o “Direito à Cidade”, cabendo ao encontro de agosto o Plano Diretor Estratégico, com destaque para seus instrumentos urbanísticos e de gestão ambiental. No encontro de setembro, foi a vez do Plano Regional do Butantã, seus objetivos e principais diretrizes.

Essa temática tem possibilitado conhecer os planos e projetos futuros definidos para a cidade e para a região, revelando a estratégia de desenvolvimento urbano a ser adotado para a próxima década. O GT Sustentabilidade contribui, assim, para a construção de uma cidadania ativa e informada, fortalecendo o diálogo entre escola e território.


PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE DA COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO DGD CENTRO OESTE 1

No último dia 23 ocorreu no Parque da Previdência a 1ª Mostra “Orquídeas no Parque”, celebrando os 30 anos do projeto Preservação das Orquídeas, parte da programação da Festa da Primavera. Nesta data, o Clube dos Amigos das Orquídeas exibiu uma grande variedade de orquídeas, todas cultivadas por membros e gentilmente disponibilizadas para a mostra. Além disso, foram oferecidas oficinas demonstrativas de cultivo de orquídeas. Uma ótima maneira de começar essa bela estação!

 

GT Sustentabilidade

A reunião do GT Sustentabilidade foi realizada dia 03 de outubro de 2017, no auditório do Parque Previdência.
Na ocasião, foi realizada uma atividade prática com professores e coordenadores da rede pública, abordando a temática do “Direito à Cidade”.

Em seguida, alunos da EMEF Maria Alice Ghion apresentaram o projeto que vem sendo desenvolvido na escola sobre a Agenda 2030 e as ações empreendidas para a implantação da 2ª. fase do parque Juliana de Carvalho Torres, localizado próximo à escola.

Encerrando as atividades do dia, alunas de pós-graduação da ESALQ/USP manifestaram o interesse em desenvolver um projeto de educação ambiental na região do Butantã. Esse projeto ainda deverá ser discutido com o GT.
O GT Sustentabilidade é resultado de uma pareceria firmada em 2014, entre a Diretoria de Educação do Butantã/DRE-BT e o Núcleo de Educação Ambiental da Diretoria de Gestão Descentralizada Centro Oeste 1/DGD CO 1, com atuação nos territórios da Prefeitura Regional do Butantã e Prefeitura Regional de Pinheiros.

Rede Butantã

Em 04 de outubro de 2017, foi realizada no auditório do Parque Previdência a reunião mensal da Rede Butantã.
A Rede Butantã se formou em 1999, com o propósito de reunir organismos da sociedade civil e poder público para otimizar e integrar os serviços prestados, viabilizando projetos conjuntos que respondam às demandas sociais da região do Butantã, buscando a melhoria de vida dos seus moradores.

Nestas quase duas décadas de atuação, a Rede Butantã, de forma democrática, em encontros presenciais e debates virtuais, construiu uma agenda de reivindicações e propostas, sempre na perspectiva do direito à cidade, fundado na gestão participativa, na construção de bairros sustentáveis, com justiça ambiental, direito à cultura, educação, saúde e lazer.