Prefeitura de SP inaugurou o primeiro ponto público de coleta de lixo eletrônico na cidade

Parceria entre o Greenk e o Principado de Mônaco viabilizou iniciativa pioneira no país. Parque Ibirapuera foi o primeiro ponto de coleta.


}Nesta segunda-feira (14), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, implantou o primeiro ponto público de coleta de e-lixo da cidade, no parque mais visitado da América Latina: o Parque Ibirapuera.
A iniciativa se deu por uma parceria com o Movimento Greenk (criado para conscientizar e mobilizar a sociedade para o descarte correto do lixo eletrônico) e o Principado de Mônaco. O evento contou com a presença do Secretário do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo de Castro, representantes do Principado de Mônaco, Movimento Greenk, entre outros convidados.
Além do Ibirapuera, outros parques da cidade receberão pontos públicos de coleta, em uma iniciativa inédita no país (veja relação dos parques abaixo). “A participação do poder público é essencial para que a população se conscientize e faça o descarte correto desses materiais. Essa parceria veio para somar e fazer com que cada vez mais nós possamos trabalhar a sustentabilidade em São Paulo”, afirma o Secretário do Verde e Meio Ambiente, Eduardo de Castro.
Os materiais descartados nos pontos de coleta da cidade serão retirados pelo Sistema da Green Eletron, Entidade Gestora fundada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) para gerenciar a Logística Reversa de equipamentos eletroeletrônicos. Os materiais passíveis de recuperação serão enviados aos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), que integram o programa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Serão coletados computadores (notebooks e CPUs), impressoras, celulares, tablets, monitores e equipamentos eletroeletrônicos de pequeno porte.
O coletor de e-lixo foi desenvolvido pelo Movimento Greenk conjuntamente com a Green Eletron. O produto é fabricado em aço, metais e plásticos reciclados, oferecendo resistência às intempéries – já que estará exposto ao sol e à chuva nos parques públicos.
Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) situam o Brasil na segunda colocação, em um ranking dos países das Américas, na produção de e-lixo, só perdendo para os Estados Unidos. É também o sétimo maior do mundo. O empenho da SVMA na ação é conscientizar os munícipes quanto aos riscos que possíveis elementos químicos contidos no lixo eletrônico causam ao meio ambiente. Altamente tóxicos, alumínio, mercúrio, cádmio, chumbo e lítio, por exemplo, se despejados sem critério na natureza contaminam o solo e o lençol freático.

Pontos de coleta
O Termo de Cooperação firmado possui um investimento de R$200.000 e prevê o projeto de implantação e operação de pontos de coleta de lixo eletrônico na cidade de São Paulo, por doze meses.
Confira a relação de parques municipais que receberão os pontos de coleta:

1) Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n

2) Parque Trianon – Rua Peixoto Gomide, 949

3) Parque Prefeito Mario Covas – Avenida Paulista, 1853

4) Parque da Independência – Avenida Nazareth, s/n

5) Parque do Cordeiro Martin Luther King – Rua Breves, 968

6) Parque Lina e Paulo Raia – Rua Volkswagen, s/n

7) Parque Buenos Aires - Av Angélica, 1.500

8) Parque do Povo – Av. Henrique Chamma, 420

9) Parque da Aclimação – Rua Muniz de Souza, 1.119

10) Parque Burle Marx – Av. D Helena Pereira de Moraes, 200

11) Parque Piqueri – R. Tuiuti, 515

12) Parque do Carmo – Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951 - Itaquera

13) Parque Vila Guilherme /Trote – Av. Nadir Dias Figueiredo, s/n - V. Guilherme

14.) Secretaria do Verde e Meio Ambiente - R. do Paraíso, 387 - Paraíso

15.) Câmara Municipal de SP - Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista