Planetário do Carmo homenageia Professor Acácio Riberi

Astrônomo, que era cego, foi um dos grandes nomes dessa ciência no Brasil

A partir da próxima terça-feira, 6/12, o Planetário do Parque do Carmo passará a ser chamado Prof. Acácio Riberi.

Formado em contabilidade pela Escola Técnica de São Paulo, aos 28 anos, ele teve que desistir da carreira ao sofrer um descolamento de retina que resultou na perda total da visão.

Estimulado pelo Professor Aristóteles Orsini, que fundou e batizou o planetário do Ibirapuera, primeiro do Brasil, Acácio ingressou na astronomia e formou-se em 1966.

Integrou a equipe da Escola Municipal de Astronomia e Astrofísica por mais de 15 anos e marcou seu nome na história como um dos melhores mestres no desenvolvimento e divulgação da área, apesar da cegueira.

A ideia de nomear o planetário do Parque do Carmo como Professor Acácio Riberi partiu de professores da instituição e foi viabilizada pelo vereador Toninho Paiva, através do Projeto de Lei n. 158/16.

“Por muitos anos o Prof. Acácio foi o titular de um dos cursos mais importantes aqui da Escola Municipal de Astrofísica, "Astronomia para Principiantes", encantando os alunos com sua excelente desenvoltura e didática no ensino e divulgação dessa ciência”, revela Antonio Carlos Ferreira Junior, Supervisor da Escola Municipal de Astronomia e Astrofísica Professor Aristóteles Orsini.

“Essa nomeação é uma forma de homenagear e reconhecer a brilhante historia de superação pessoal e enaltecer a profícua trajetória do Prof. Acácio Riberi na historia da Astronomia Paulistana e Brasileira”, finaliza o diretor da EMA.

Na mesma data também será inaugurada no local uma exposição de fotos de João Luiz de Brito Neto. A mostra reúne imagens que marcaram a historia do planetário, desde a sua construção até a reforma da cúpula onde ocorre a projeção do céu estrelado.

O Planetário do Carmo foi inaugurado em 2005, mas permaneceu fechado durante 11 anos após essa data. O local passou por grandes reformas para modernizar sua estrutura e equipamentos até ser reaberto em maio de 2016.

O prédio conta com uma cúpula de 20 metros de diâmetro, sala de projeção com capacidade para 230 pessoas, telescópios e atividades monitoradas, como cursos e palestras. Os profissionais que trabalham no local têm grande experiência para atender ao público e às escolas, dentro da programação gratuita que o planetário oferece.

Serviço
Evento: Solenidade de entronização do Planetário Municipal do Carmo em homenagem ao Professor Acácio Riberi e inauguração de exposição fotográfica permanente.
Data e horário: 06/12/2016, terça-feira, 10h.
Local: Rua John Speers, 137 – Parque do Carmo, Itaquera, São Paulo – SP, CEP: 08265-040.

 

 

Salvar