Eleições para Conselho Gestor acontecem em sete parques municipais

Pinheirinho D’Água bate recorde de eleitores na votação

No último final de semana, nos dias 7 e 8 de junho, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente promoveu a eleição para formação do novo conselho gestor dos parques Alfredo Volpi, Barragem de Guarapiranga, Cordeiro Martin Luther King, Guanhembu, Pinheirinho D’Água, Vila Guilherme – Trote e Leopoldina Orlando Villas Boas.

Durante os dois dias, 1.213 eleitores passaram nos parques e participaram do processo de votação. O destaque foi para o Parque Pinheirinho D’Água, localizado no Distrito de Pirituba/Jaraguá, que recebeu 460 munícipes durante todo o sábado.

A aposentada Cecília Ottani, 69 anos, que faz ginástica e Tai Chi Chuan no Pinheirinho D’Água, acredita que a iniciativa possibilita melhorias ao equipamento. “O parque é muito importante, porque no bairro não temos outras opções de lazer, principalmente, para as crianças e a terceira idade”, declara.

O técnico de telecomunicações Daniel de Sousa, 32 anos, sempre joga futebol na quadra do parque e, pela primeira vez, participou da formação do Conselho Gestor. “A eleição é importante para a melhoria do bairro e traz mais opções de lazer para o parque. Procuro estar envolvido em tudo que pode ser bom”, observa.

Eleita para o segundo mandato consecutivo do Conselho Gestor do Parque Pinheirinho D’Água, a técnica em gestão de políticas públicas, Ana Sueli da Silva, 48 anos, obteve 106 votos e foi a mais votada entre os candidatos. “O Pinheirinho D’Água é um parque muito importante, por ter um pedaço da Mata Atlântica e ser uma área de observação da natureza”, declara.

Além disso, uma das missões da técnica em políticas públicas será zelar pelo patrimônio municipal. “Ser conselheira é importante para ajudar a preservar o parque e fazer dele um lugar de referência na região”, destaca.

O mandato terá duração de dois anos, contados a partir da posse oficial dos conselheiros. A data da cerimônia será divulgada após o encerramento do processo eleitoral.

Confira o resultado da votação aqui

Próximas eleições

Nos dias 14 e 15 de junho, os parques Jacintho Alberto, Jardim da Luz e Profª Lydia Natalizio Diogo também realizarão as eleições para formação do novo Conselho Gestor. A participação de todos é importante para eleger os representantes que estarão atuando para a melhoria dos parques.

De acordo com a Lei Municipal nº 15.910, os conselhos gestores são constituídos por, no mínimo, oito membros titulares e respectivos suplentes, distribuídos em três categorias de representação, sendo elas: quatro membros da sociedade civil, um representante dos trabalhadores do respectivo parque e três funcionários do Poder Executivo.

Os Conselhos Gestores dos Parques Municipais foram criados para garantir a participação popular no planejamento, gerenciamento e fiscalização das atividades que ocorrem nos parques. O objetivo é fomentar a participação da comunidade na discussão das políticas públicas, com enfoque nas questões socioambientais, e, assim, contribuir para a elaboração de planos de desenvolvimento sustentável em âmbito municipal.

Calendário de eleições:

14/06/2014 (Sábado)

Jacintho Alberto
Rua Talófitos, 16 – Pirituba

Jardim da Luz
Praça da Luz, s/nº - Bom Retiro

15/06/2014 (Domingo)

Profª Lydia Natalizio Diogo
Rua João Pedro Lecor, s/n – Vila Prudente