Prefeitura remove construção em área do Parque Cabeceiras do Aricanduva

Ação conjunta da Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) e Subprefeitura São Mateus, com apoio da GCM demoliu construções, levantadas sem autorização, em área de implantação de unidade de conservação

Uma operação de desfazimento na área do futuro Parque Natural Municipal Cabeceiras do Aricanduva ocorreu nesta quarta-feira (01/12), numa ação conjunta entre a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e a Subprefeitura São Mateus.

Equipes das Divisões de Patrimônio Ambiental (CPA/DPA), Gestão de Unidades de Conservação (CGPABI/DGUC) e Educação Ambiental (UMAPAZ/DDPEA), juntamente com agentes de fiscalização da Subprefeitura (SUB-SM/CPDU) e da Guarda Civil Metropolitana realizaram o desfazimento de construções indevidamente instaladas, estratégico para o funcionamento da unidade de conservação,

A ação de desfazimento se restringiu às construções que estavam dividindo a área em duas porções que ficariam sem comunicação. Teve como objetivo ganhar um importante corredor de conexão e, por outro lado, ao abrir mão de boa parte destinada inicialmente ao parque, procurou reduzir o impacto social.

 

Antes da operação:

 

Depois da operação:

 

Antes da operação:

 

Depois da operação:

 

 

A implantação do Parque Natural Municipal Cabeceiras do Aricanduva está no Programa de Metas da Prefeitura (Meta 63). Tem previsão de ser entregue à população dentro da gestão do prefeito Ricardo Nunes.

A área planejada para essa unidade de conservação tem mais de 250 hectares (duas vezes o Parque Ibirapuera), abrangendo territórios nas Subprefeituras Cidade Tiradentes e São Mateus.

Conta com importantes atributos naturais que serão protegidos e recuperados, especialmente sua rica vegetação remanescente da Mata Atlântica e sua biodiversidade, além das nascentes dos córregos que desaguam no Vale do Rio Aricanduva. O parque, ao proteger os sistemas naturais, prestará um importante serviço ambiental para a cidade, tanto no controle das cheias do Rio Aricanduva, quanto na preservação dos sistemas naturais de grande importância para o enfrentamento das mudanças climáticas.

É parte de um corredor ecológico de preservação do Bioma Mata Atlântica que permitirá a conexão e intensificará o fluxo gênico de espécies – ou seja, a propagação de vegetais e animais entre o Cabeceiras do Aricanduva e o Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo, assim como entre os fragmentos existentes no extremo leste e nos municípios vizinhos.

A comunidade local ganhará um espaço público para atividades de recreação e de contemplação da natureza e o PNM, ao atrair públicos da cidade como um todo, desenvolverá a economia local, com demanda de serviços voltados ao turismo de conservação ambiental.

Fotografias: Antonio Toro (UMAPAZ/DDPEA)
Cartografia: Vanessa Strachicini (CPA/DPA)

Mais informações sobre o parque, consulte o link https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/noticias/index.php?p=317712
 

 Cartografia: Vanessa Strachicini (CPA/DPA)