Amazônia ganha monitoramento das Unidades de Conservação


O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) lançou no dia 31 de julho o Sistema de Observação e Monitoramento de Unidades de Conservação (SOMUC), uma plataforma digital de acesso público e gratuito que traz dados e indicadores sobre ameaças e potencialidades para unidades de conservação federais e estaduais na Amazônia. O lançamento aconteceu durante o Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), em Florianópolis.

Os indicadores presentes no SOMUC (dados, mapas e indicadores que permitem como reduzir os impactos das ameaças) visam facilitar o acesso às informações sobre os principais fatores que deixam as unidades de conservação mais vulneráveis ou que fornecem melhor potencial para os milhares de extrativistas, residentes tradicionais desses territórios. A ferramenta faz uma avaliação de ameaças antrópicas (causadas pelo homem) e climáticas e também analisa a capacidade de governança de cada área e seu potencial econômico.

A plataforma também aponta elementos para que os modos de vida e as estratégias produtivas dessas populações sejam potencializadas, ampliando sua inserção socioeconômica e o reconhecimento de seu papel na conservação ambiental. Para reunir os dados, foram ouvidos 94% dos gestores de UCs que estão no SOMUC. A etapa seguinte é a de integração descentralizada, para que as informações se mantenham a em constante atualização e a plataforma mantenha seu valor de planejamento.

Fonte: https://somuc.org.br/