Vamos refletir no Dia de Proteção às Florestas!


Conhecido como o pulmão do mundo, o Brasil abriga uma das mais importantes florestas do planeta: a Floresta Amazônica que, além de tropical, concentra uma enorme biodiversidade. Ela possui cerca de 5,5 milhões de km² e é a principal cobertura vegetal do Brasil, chegando a ocupar quase a metade do nosso território. Dessa forma, é importante que todos os dias tenhamos consciência de cuidar de cada centímetro dessa mata com a qual temos o privilégio de coexistir.

Nesta terça, 17 de julho, quando se comemora o Dia de Proteção às Florestas, o momento pede reflexão sobre fazermos a nossa parte. A rica cultura brasileira nos inspira, com referências que habitam o inconsciente coletivo: o “Dia do Curupira”, o “protetor das florestas”, dissemina com mais força a importância da preservação desse bioma em todo o mundo. A natureza responde às atitudes do homem.

Portanto, se você não está no meio de uma floresta para evitar seu desmatamento, pode tomar atitudes simples para cultivar uma conduta de proteção ambiental. Portanto, evitar jogar lixo no chão, e zelar pela diminuição da poluição, proteger as ruas, praças e parques contra depredações e preservar as árvores são gestos bem-vindos. Se for utilizar objetos de madeira, exija que a matéria-prima venha de reflorestamento; não solte balões; priorize a reciclagem de papeis (mas evite usá-los sem necessidade); não descarte qualquer elemento (bitucas de cigarro, por exemplo) em áreas de vegetação. Cuidar das nossas matas é zelar por nossa casa.