Exposição sobre Bancos Indígenas do Brasil vai até agosto

A exposição Bancos Indígenas do Brasil, que acontece no Pavilhão Japonês do Parque Ibirapuera, pode ser visitada até o dia 5 de agosto. As peças integram a coleção da BEI Editora e foram produzidas por povos de várias regiões do alto e baixo Xingu, ao sul da Amazônia, Centro-Oeste, norte do Pará, Guianas e noroeste amazônico. A mostra revela a sofisticação e a importância cultural dos bancos, seja por trazerem o formato de animais silvestres, seja por apresentarem acabamento primoroso, pintados com pigmentos culturais.

Em todos, os aspectos utilitários e decorativos conciliam-se à dimensão simbólica, de forma de que as peças espelham o universo cultural, os mitos e a cosmologia das etnias que as fabricam. A exposição homenageia os 110 anos da chegada dos primeiros japoneses no Brasil, valorizando a relação que o indígena tem com a madeira – matéria-prima muito valorizada na cultora oriental.

Mesmo usando ferramentas e tecnologia de ponta nessa produção, os índios preservam a fidelidade aos antepassados, registrada em cada peça – exatamente como o povo japonês. O pavilhão abre às quartas, sábados e domingos/feriados, das 10h às 12h e das 13h às 17h. O acesso é feito pelos portões 3 e 10 do Parque, na av. Pedro Alvares Cabral. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 5081-7296 e 3208-1755.