Desastres naturais são o tema do livro “Melhor Prevenir”

Interconexões. Ideias e ações baseadas em valores. Práticas colaborativas. Corresponsabilidade. Estas são algumas ideias-chave que fundamentam o livro “Melhor Prevenis – olhares e saberes para a redução de risco de desastre”, publicação organizada por Samia Sulaiman e Pedro Jacobi para tratar de um tema amplo. Os textos, assinados por diversos autores, estão divididos por capítulos temáticos, facilitando a consulta.

Segundo os organizadores, o objetivo foi o de promover uma cultura focada na prevenção, incentivando “novas mentalidades e comportamentos que contribuam para a redução de risco de desastre”. O olhar proposto é o de antecipar ao máximo a possibilidade de desastres – sempre com ações consistentes e inovadoras – ou, pelo menos, reduzir ao máximo suas consequências.

O trabalho colaborativo foi desenvolvido pelo Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo em parceria com a Universidade Federal do ABC, a Wageningen University (Holanda), a Universidad de Alicante (Espanha), a Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Contou com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) como parte do projeto “Culturas de Segurança e Estratégias em Zonas Urbanas Brasileiras face aos Desastres Naturais” (2015-2018).

Os capítulos abordam a cultura preventiva e participação, o contexto e perspectivas das mudanças climáticas, as metodologias e ferramentas usadas para a gestão dos riscos e as experiências e aprendizados nesse campo. Os desastres naturais, como sabemos, estão intimamente ligados com ações inadequadas do homem, que provocam alterações no ecossistema – queimadas, despejo de resíduos nos córregos e rios etc. A publicação pode ser baixada em PDF para leitura sem qualquer custo (clique aqui).

Foto: Joca Duarte