Instituto Butantan sedia Avistar 2018

A partir desta sexta-feira (18), o Instituto Butantan dá início ao Avistar Brasil 2018, com o objetivo de aproximar o público da natureza e da ciência. O evento conta com mais de 44 atividades multiculturais, de palestras, exposições e feiras a lançamento de livros, trilhas e oficinas voltadas para crianças. O Parque Municipal do Povo, pertencente à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), participa de forma inédita do evento.

O parque trouxe à Avistar o Projeto Aduba Sampa, que difunde a ideia de vermicompostagem. O Projeto Aduba Sampa foi vencedor do prêmio de Melhores Práticas de Estágio da Prefeitura de São Paulo e procura conscientizar a população sobre o uso do minhocário doméstico. Além de difundir a proposta, os representantes do parque também distribuem o biofertilizante, fruto da compostagem.

Avistar
Com entrada gratuita, a 13º edição do Avistar tem programação especial até domingo (20). O lançamento da versão em português do aplicativo Merlin é a primeira atividade e permite a identificação imediata de pássaros a partir de fotos tiradas no dia a dia por celular. O “pacote Brasil” da plataforma traz um banco de dados com mais de 300 mil imagens de aves brasileiras enviadas voluntariamente por apreciadores, durante as atividades do #vempassarinhar.

Outro lançamento é o “Passaporte Aves de São Paulo”, uma iniciativa conjunta da Fundação Florestal, do Instituto Butantan e da SAVE Brasil para promover a observação de aves e o uso público nas Unidades de Conservação Estaduais por meio do programa #vempassarinharSP. O passaporte lista 11 parques, destacando suas aves e biodiversidade.

“O Avistar oferece às pessoas a oportunidade de ‘tomar posse’ da natureza, em suas diferentes dimensões: desde a compreensão que o conhecimento cientifico traz até os aspectos contemplativos, artísticos e culturais. Acreditamos que isto contribui para o bem-estar e a saúde”, afirma Guto Carvalho, idealizador e organizador do evento. Para conferir a programação completa do fim de semana, clique aqui.

SERVIÇO
Data: 18 a 20 de maio
Hora: a partir das 8h às 17 (sexta e sábado); das 8h às 15h (domingo)
Local: Instituto Butantan – Av. Vital Brasil, 1500 - Butantã