Planetários comemoram o Dia Internacional da Luz


A Escola Municipal de Astrofísica (EMA) e os planetários municipais elaboraram variada programação para os dias 19 e 20, em comemoração ao Dia Internacional da Luz. A data, celebrado em 16 de maio, é uma alusão ao dia em que ocorreu a primeira emissão de raios laser, em 1960, e foi instituída pela UNESCO para difundir a contínua valorização do papel que a luz desempenha nas artes, ciência, educação, cultura e desenvolvimento sustentável.

Os espaços, pertencentes à Divisão de Astrofísica da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), foram indicados pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) para compor o primeiro centro de divulgação científica parceira do Brasil para o evento, ao lado de outras instituições relacionadas à pesquisa científica, como o grupo Arte e Ciência (coordenado pelo Prof. Mikiya Muramatsu - IFUSP) e SPIE & OSA (The International Society for Optics and Photonics & The American Optical Society).

Vocação
Essa escolha parece natura, pois a astronomia, além de ser uma ciência dependente da luz, traduz o caráter cultural-educativo das atividades desenvolvidas nos Planetários, cruzando facilmente a fronteira entre arte e ciência. O complexo integra a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), departamento de educação ambiental da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).

O apoio da comunidade científica é essencial para o tema. Tecnologias baseadas em radiação eletromagnética das quais a luz visível é apenas um aspecto, como lasers, rádio e fibras ópticas, são cada vez mais indispensáveis para o mundo moderno. Encontram emprego em áreas que vão das telecomunicações à medicina e às artes. Como fenômeno natural, a luz está por trás da fotossíntese que torna possível a vida na Terra.

Agenda
O Dia Internacional da Luz ganhou comemoração oficial nos dias 19 e 20, coincidindo com a tradicional Virada Cultural da cidade. Fotografia, lasers, cinema e atividades interativas, como jogos de lógica e raciocínio, são algumas das atrações previstas. Também serão lançados os PlaneTalks, palestras rápidas e em linguagem acessível, realizadas na cúpula de projeção do Ibirapuera. Os temas tratados neste lançamento irão da relação entre luz ultravioleta e câncer de pele à “nova astronomia” de ondas gravitacionais e neutrinos, passando ainda por questões de arte, biologia, saúde e história. Clique aqui para ter acesso aos eventos.

Confira a programação!