Dia Mundial das Florestas


Essenciais para a manutenção da vida no nosso planeta, as florestas são responsáveis pela manutenção da maior parte das fontes de água doce do planeta; abrigam grande parte da biodiversidade, tanto da fauna quanto da flora. Particularmente as matas ciliares mantêm a integridade dos rios.

Foi pensando em sensibilizar a população sobre a importância das florestas, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) sugeriu a criação do Dia Mundial das Florestas. A comemoração da data foi estabelecida para o dia 21 de março, em virtude do início da Primavera no Hemisfério Norte, de onde partiu a ideia da criação da data. A data foi confirmada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2012, a partir de uma resolução para a criar a data.

A criação desta nova celebração surgiu para reforçar a importância dos ecossistemas florestais, bem como a importância de todos os ecossistemas para o desenvolvimento sustentável e a necessidade de preservá-los. Em março de 2013, a ONU divulgou algumas estimativas, informando que desmatamentos e manejo da terra respondem por 17% das emissões de dióxido de carbono (um dos gases responsáveis pelo aquecimento global).

Nas últimas décadas, a taxa de desmatamento caiu em 20%, segundo o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em entrevista à Rádio ONU. Mas há muito o que fazer. A contribuição mais recente da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) no assunto foi criar o Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA). Com ele, será possível recuperar trechos de mata atlântica e ampliar ainda mais os 30% de remanescentes dessa cobertura vegetal.