Buracos negros e o legado de Stephen Hawking

Evento gratuito neste sábado presta homenagem a Stephen Hawking, no Planetário do Ibirapuera.


Para celebrar a vida e o trabalho do físico britânico, que faleceu na última quarta (14), aos 76 anos, será realizada uma sessão especial cidadã na cúpula do Planetário Aristóteles Orsini, no Parque Ibirapuera. O evento acontece neste sábado (24), a partir das 19h, e o ingresso gratuito (como ocorre com as sessões cidadãs) deve ser solicitado com antecedência, pela internet ou na bilheteria.

Considerado uma das figuras mais importantes da Física teórica na segunda metade do século 20 e no início do 21, Hawking notabilizou-se principalmente por seu trabalho teórico sobre buracos negros. Num estudo clássico publicado em 1974, o físico previa que esses abismos cósmicos poderiam evaporar lentamente e explodir.

Hawking ganhou fama mundial após a publicação de seu livro “Uma Breve História do Tempo”, na década de 80. O cientista travou uma luta de mais de cinco décadas contra uma doença degenerativa incurável, a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA); sua vida foi retratada no filme “A Teoria de Tudo” (2014), rendendo ao ator Eddie Redmayne o Oscar de melhor ator.

A sessão especial em homenagem a Hawking contará com a participação do professor e pesquisador do Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp, George Matsas, autor do livro “Buracos Negros: Rompendo os Limites da Ficção”. A atividade não é recomendada para menores de 12 anos.

SERVIÇO
Data: 24/03/2018
Horário: 19h
Local: Parque Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, n/n – portão 10 (pedestres) / portão 3 (veículos)