Mais de 500 voluntários plantam 100 árvores durante II Plantio Global

Abiu, Pau Viola, Pau Cigarra, Angico, Pau Ferro, Ipê Verde, Jequitibá Branco, Uvaia e Guabiroba foram algumas das espécies nativas plantadas neste domingo (18), durante o II Plantio Global. Os mais de 500 voluntários participaram não só do plantio, como dos eventos paralelos realizados no bairro da Vila Mariana. O plantio aconteceu na av. Dr. Dante Pazzanese para compor um Corredor Verde para Polinizadores (CVP), implementado em 2017 nos arredores do Instituto Biológico e do Museu do Inseto.

Técnicos da SVMA indicaram as espécies e o espaçamento entre mudas. Uma força-tarefa esteve dias antes no local para abrir os “berços” (locais para instalação das mudas), facilitando o plantio das mudas pelos voluntários. A ação foi realizada pelo Conselho de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (CADES); Prefeitura Regional Vila Mariana; Fórum Agenda 2030; Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA); Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, por meio do Instituto Biológico, e com parceria da Prefeitura Regional Lapa, Horta Comunitária da Saúde e Instituto Ecobairro Brasil.

Polinização
Um dos objetivos do CVP é conscientizar a população sobre a importância da manutenção do equilíbrio ambiental, com foco na polinização por insetos e avifauna. O projeto foi inspirado em iniciativas internacionais para reverter a situação de declínio da população de polinizadores no mundo todo – como a realizada em Oslo, capital da Noruega, que implantou a “rodovia das abelhas” com espécies melíferas. No primeiro Plantio Global, realizado no ano passado, participaram diversos países: Austrália, Eslovênia, Espanha, Equador, EUA, França, Japão, Inglaterra, Itália e México.

O Plantio Global reúne grupos de cidades do Brasil e do mundo que realizam plantios arbóreos em área urbana com a intenção de produzir um efeito transformador para resgatar e valorizar os elementos da vegetação nativa que amplie a conscientização e as boas práticas ambientais. Esta ação também pretende inspirar a criação de novos grupos para ampliar a troca de experiências e de conhecimento, aquecendo a discussão sobre o tema e contribuindo com a experimentação e o aprimoramento de políticas públicas para o setor.

Desvio
A cidade de São Paulo trocou a imensa biodiversidade nativa da Mata Atlântica por esparsa arborização urbana, composta por um excessivo número de espécies exóticas (que não pertencem e não favorecem a cadeia ecológica local). Os plantios realizados com a maior diversidade possível de espécies nativas de ocorrência regional procuram oferecer serviços ambientais em harmonia com a estrutura urbana existente. Também são abordadas a qualidade do solo, a quantidade de áreas permeáveis, a recarga hídrica do lençol freático, a criação de corredores que favoreçam o trânsito da fauna, a qualidade do ar e a função da vegetação no sequestro de carbono.