São Mateus realiza IX Ciranda da Água

Na próxima quinta (22), será realizada a IX Ciranda da Água de São Mateus, em comemoração ao Dia Mundial da Água,  no CÉU São Mateus. Com entrada franca, o evento reúne diversos setores do governo municipal, incluindo a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), por meio do Departamento de Gestão Descentralizada (DGD) Leste-1. O setor participa com as oficinas Água de Comer e Caracterização do Território.

O tema deste ano, “Água parada não está com nada. Água limpa está com tudo” é o tema deste ano, alertando para o uso da água parada como criatório de mosquitos transmissores de doenças. O objetivo é sensibilizar o público-alvo, composto por profissionais da Saúde, comunidade escolar e comunidade em geral, para a situação dos rios e espaços, a partir de um olhar que envolve saúde e meio ambiente.

O evento deste ano tem como tema principal as arboviroses, o que envolve não apenas combater os criadouros do Aedes aegypti, como falar do descarte incorreto de resíduos. O evento deve reunir informações sobre a situação atual dos rios em nosso território bem como refletir sobre os desafios a serem enfrentados. Os dados obtidos darão origem a um relatório que será encaminhado a Supervisão Técnica de Saúde (STS).

Crescimento
A Ciranda da Água de São Mateus surgiu em 2010, como proposta do Conselho Gestor da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim da Conquista I. O objetivo era celebrar o Dia Mundial da Água e abordar também temas ambientais do território. Desde então, tem registrado importante crescimento, ao incorporar diversas secretarias municipais. Os convidados desta nona edição representam os setores do Meio Ambiente, Saúde, Educação, GCM Ambiental e Prefeitura Regional.

A participação da SVMA, por meio do DGD Leste 1, envolve duas temáticas distintas para a água. Água de Comer propõe aos participantes reflexões sobre como se dá a relação da água com a produção de alimentos, com os seres vivos e com o meio ambiente. Já a oficina Caracterização do Território visa oferecer elementos que possibilitem ao participante identificar e refletir através de canções, imagens e conversas, as características do espaço em que habita. O território a ser problematizado é a Bacia Hidrográfica do Rio Aricanduva.

SERVIÇO
Data: 22/03/2018
Horário: das 8h às 13h
Local: CÉU São Mateus – Rua Curumatin, 201 – São Mateus

PROGRAMAÇÃO
8h
Abertura e apresentação da Mesa

8h30
Apresentação Luis Poeta: “Um livro a Céu Aberto”.

9h – 9h50
Espaço UVIS: “Arboviroses e Teatro da Dengue”

10h – 10h30
Espaço Sabesp: “O ciclo da água”

10h30 – 10h45
Café comunitário

10h45 – 11h15
Espaço Água Áreas Verdes: Serviços Ambientais / Corpos d'Água” (Ulisses Bezerra)

11h15 – 12h15
Espaço Saúde: Apresentação do Panorama dos rios, trabalhos realizados e desafios a serem enfrentados na interface Saúde e Meio Ambiente.

12h15 – 13h
Encerramento e Saraude.