Equinócio ganha agenda especial no Planetário Ibirapuera

Os Planetários de São Paulo programaram uma série de atividades para o fim do verão e início do outono; ela inclui uma sessão especial na cúpula do Ibirapuera com o astrônomo e autor de livros de astronomia Roberto Boczko e, se o céu ajudar, observações da Lua e de um berçário de estrelas, a Nebulosa de Órion, com telescópio.

A próxima terça-feira, 20 de março, é o equinócio de outono. Além de ser o primeiro dia da nova estação, a data marca também o início de um período no qual os dias se tornarão progressivamente mais curtos e as noites, mais longas. Esse movimento culmina com o solstício de inverno, em 21 de junho, o dia mais curto – e a noite mais longa – do ano.

Sabedoria
Muitos povos do mundo todo ainda preservam tradições antigas ligadas aos equinócios e solstícios. São datas importantes para o calendário da agricultura, que depende das variações de temperatura e das chuvas trazidas pelas estações do ano. Durante milhares de anos, a passagem das estações foi prevista a partir da observação do movimento do Sol e das estrelas. Diversas estruturas monumentais da pré-história, como Stonehenge, na Inglaterra, encontram-se alinhadas com a posição que os astros assumem nessas datas.

Confira a programação especial:
17h
Observação Solar: telescópios com filtros especiais permitem ver o Sol em detalhe

18h
Pôr do Sol na Rosa dos Ventos do Lago do Ibirapuera, junto à Escola Municipal de Astrofísica

19h
Sessão Cidadã Especial com Roberto Boczko. A entrada é franca, mas é preciso retirar ingresso com uma hora de antecedência. Recomendada para maiores de dez anos.

20h
Observação Noturna: Lua e Nebulosa de Órion. Olhar para o céu noturno com telescópios, se o tempo estiver aberto.