Segundo Plantio Global acontece neste domingo


No dia 18 de março (domingo), a partir das 9h, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) estará unida à Prefeitura Regional da Vila Mariana, Agenda 2030, Conselho de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (CADES) da Prefeitura Regional Vila Mariana, Instituto Biológico, Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, Prefeitura Regional da Lapa, Horta Comunitária da Saúde e Instituto Ecobairro. Trata-se do II Plantio Global, que envolve o planto de cem mudas no entorno da av. Dr. Dante Pazzanesi, a partir das 9h.

As mudas serão cedidas pelo Viveiro Manequinho Lopes para compor o Corredor Verde de Polinização, dando sequência a projeto iniciado pela av. Conselheiro Rodrigues Alves. O plantio ocupará trechos gramados de recuo da via – portanto, manterão as calçadas livres. Diversas equipes realizaram visitas técnicas em campo, com medição in loco para definir espécies existentes, quais seriam incorporadas e distância entre cada uma das mudas. As atividades vão além do plantio, com tendas sobre abelhas sem ferrão, plantas medicinais, PANCs (plantas alimentícias não convencionais), produtos orgânicos e hortas urbanas. 

 

Ação mundial
O Plantio Global é uma ação colaborativa e comunitária que reúne grupos de cidades do Brasil e do mundo que realizam plantios arbóreos em área urbana. O objetivo é produzir um efeito transformador para resgatar e valorizar os elementos da vegetação nativa que amplie a conscientização e as boas práticas ambientais. No primeiro evento, participaram os seguintes países: Austrália, Eslovênia, Espanha, Equador, Estados Unidos, França, Japão, Inglaterra, Itália e México. No Brasil participaram 73 cidades.

O projeto desenhado para o trecho dessa via procura dar foco às espécies polinizadoras porque, dentro do Museu do Inseto, há alguns meliponários (conjunto de colmeias de abelhas sem ferrão). Coincidentemente, o bairro abriga o maior cafezal urbano do mundo, com dois mil pés de café – o que, por si só, já justifica a iniciativa. Serão escolhidas espécies nativas da capital paulista. Segundo Lara Freitas, conselheira do CADES Vila Mariana e do projeto Ecobairros, um dos objetivos é mostrar a importância dos insetos como agentes polinizadores de espécies vegetais, contribuindo na produção de alimentos. A logística inclui a retirada das mudas no viveiro e o transporte dos compostos orgânicos, a abertura dos berços para o plantio.

Agenda 2030
A Agenda 2030 foi o resultado do encontro de líderes mundiais na sede da ONU, em 2015, como um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir a paz e a prosperidade entre as pessoas. Esse plano de ação se traduz nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs). Os ODS e as 169 metas são compromissos mundiais para o planeta e sua prosperidade. Clique aqui para acompanhar as ações específicas da SVMA para o tema.