“Astronomia e Sociedade” é tema de atividade nos Planetários de São Paulo

Os Planetários de São Paulo, vinculados à Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), lançam, neste sábado, 20, às 19h, um novo tipo de atração. São sessões especiais realizadas dentro do espaço, utilizando os recursos da cúpula a serviço de temas culturais ou científicos. Com o tema Astronomia e Sociedade, a sessão especial inaugural, será apresentada pelo físico, historiador de ciência e professor Walmir Thomazi Cardoso.

“O objetivo é aproximar esses temas do grande público, aproveitando o grande recurso que é o céu estrelado”, disse o diretor dos Planetários de São Paulo, Fernando Nascimento. Com a nova atividade, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) incrementa a programação e os recursos ao visitante. “Quando olhamos para o céu, vemos como a sociedade organiza seus valores. Isso está presente já nas sociedades mais antigas, nas antigas narrativas”, disse Cardoso, sobre o foco de sua apresentação.

Segundo Cardoso, o próprio tema da palestra informa o papel que temos enquanto integrantes do planeta, e este ao cosmos. “Minha intenção é lembrar quem somos, que temos este enorme planeta, hoje tão conectado, mas que também carregamos responsabilidades em relação aos outros”, disse. “A visão do cosmo saiu não só das escolas, mas da vida. Paramos de olhar para o céu, mas deveríamos voltar a ver nele alguns valores essenciais: o céu comporta muitas visões diferentes, de sociedades diferentes, e essa diversidade não é ruim. Ela nos enriquece”. A sessão é gratuita, mas é necessário retirar ingressos com uma hora de antecedência, no local (Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Parque Ibirapuera).