DGD prestigia prestigia aniversário da cidade no Parque do Carmo

 

Em janeiro, o Departamento de Gestão Descentralizada Leste 1 (DGD), da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) programou diversas atividades para as férias no Parque do Carmo, em homenagem aos 464 anos da cidade. O espaço contará com oficinas, trilhas, visitas monitoradas e rodas de conversa. Confira a programação completa:

Visitas monitoradas ao Museu
De 19 a 28 de janeiro, as visitas mostram passado e presente da cidade de São Paulo através de fotografias, documentos e objetos, evidenciando as transformações do seu espaço urbano. Pinturas expõem a cidade no século XIX e fotografias comparam a cena, no século XXI. Os objetos mostram as evoluções tecnológicas no século XX, permitindo uma viagem no tempo para o visitante.

Trilha da Figueira
No dia 19 de janeiro, das 14h às 16h, uma trilha guiada pelo Parque promete apresentar a fauna e a flora da Área de Proteção Ambiental - APA do Carmo. Essa área guarda remanescente da Mata Atlântica, passando também por pontos históricos como o pomar da antiga fazenda. Importante: usar roupas e calçados confortáveis, chapeu e aplicar repelente.

Oficina de Bonecas Abayomi
No dia 21 de janeiro, o parque oferece aos participantes a criação de uma oficina que propõe o estímulo da fantasia e da afetividade: é a Oficina de Bonecas Abayomi, que sugere uma busca pelo reconhecimento de identidade afro-brasileira. As bonecas são confeccionadas com retalhos, tecidos e malhas, advindos de doações. A oficina acontece no Museu do Meio Ambiente e será realizada por educadores ambientais da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ).

Oficina de brinquedo balangandã
No dia 22 de janeiro, pais e filhos são os convidados para descobrir o que é um brinquedo balangandã, sugerindo outras descobertas sobre a cidade de São Paulo. O balangandã é um brinquedo de origem africana e se enraizou na Bahia. Para alguns, é uma ornamentação de fitas herdada da cultura circense. A proposta é confeccionar um brinquedo popular com fitas, papel e barbante. A atividade será realizada por educadores ambientais do DGD Leste 1, no Museu do Meio Ambiente.

Roda de conversa
No dia 23 de janeiro, às 14h no salão redondo acontece uma reflexão sobre a formação da vila e da cidade de São Paulo, discutindo o que hoje é conhecido como bairro de Itaquera. Intitulada Itaquera no Contexto da Formação de São Paulo, esta roda de conversa é direcionada a pessoas com interesse no tema e requer inscrição prévia por e-mail (carmoeducacaoambiental@gmail.com) ou telefone (2748-7100 ou 2749-2272).

Chá e a Cidade de São Paulo Além dos Galhos do Café
No dia 24 de janeiro, a partir das 13h30, fica uma dúvida: a bebida da tarde é um chá ou um café? A atividade levanta a questão, lembrando que nem sempre se tomava “café” da tarde. São Paulo, conhecida como a grande produtora de café dos séculos XIX e XX, tinha muitos salões de chá até o inicio da década de 1940. O convidado tomará um chá e ouvirá como esse hábito foi transformado, a partir de histórias e reflexões sobre as heranças culturais da cidade de São Paulo. A atividade acontece no salão redondo e requer inscrição prévia por e-mail (carmoeducacaoambiental@gmail.com) ou telefone (2748-7100 ou 2749-2272). Haverá degustação de chás. Por isso, solicitamos que cada um traga sua xícara e complementos de sua preferência (lanches, biscoitos e bolos) para compartilhar com o coletivo.

Reconhecimento das Plantas Medicinais como instrumento de Proteção Ambiental
No dia 30 de janeiro, das 13h30 às 16h30, acontece um “bate-papo” durante caminhada de reconhecimento, a oficina faz uma abordagem sobre a presença das plantas medicinais na história da humanidade – do uso tradicional até sua manipulação pela indústria química e farmacêutica. O ponto de encontro é dentro do Museu do Meio Ambiente, e os participantes são convidados a uma reflexão sobe a importância da proteção destas plantas, bem como os valores e bens culturais que o seu uso popular carrega. As inscrições prévias podem ser feitas por e-mail (carmoeducacaoambiental@gmail.com) ou telefone (2748-7100 ou 2749-2272).