UMAPAZ comemora 12 anos e lança livro sobre Escola de Jardinagem

Uma das atividades é o bate-papo com o arquiteto paisagista Benedito Abbud, renomado internacionalmente.

A Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), vai comemorar seus 12 anos com diversas atividades, algumas delas requerendo inscrição prévia. O destaque é para a Escola Municipal de Jardinagem, que completa 43 anos. Por isso, de 24 a 31 de janeiro, a agenda incluirá não apenas palestras e exposições, como também o lançamento de um livro comemorativo da EMJ, dia 24 de janeiro, às 11h. Confira:

24/01 – 11h  
LANÇAMENTO DO LIVRO 40 Anos da Escola Municipal de Jardinagem
O livro reúne a trajetória da escola, que antecede a atual organização da UMAPAZ, num verdadeiro convite ao processo de formação de diversos jardineiros. A escola tem forte traço social, tendo auxiliado diversas pessoas em situação de vulnerabilidade a encontrar novas possibilidades de emprego e renda.

24/01 – das 14h às 16h
“CONVERSA COM BENEDITO ABBUD”
O arquiteto paisagista Benedito Abbud (Mestre pela FAU) tem 40 anos de profissão e vasta contribuição para o paisagismo urbano, tendo assinado mais de seis mil projetos de arquitetura paisagística, dentre residências, condomínios e até bairros inteiros. Participou de 49 empreendimentos ganhadores do Prêmio Master Imobiliário e alguns de seus trabalhos incluem obras emblemáticas, como o Parque Jefferson Peres (AM), a nova cidade de Parauapebas (PA), a Vila Olímpica utilizada para alojamento dos atletas em 2016 (RJ), o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, as Praças Airton Senna e Victor Civita (SP) e o Shopping Cidade São Paulo (av. Paulista/SP). A atividade acontece em sua sede, à av. IV Centenário, 1268, requerendo inscrição prévia.


25/01 – das 10h às 13h
O JARDIM SENSORIAL ... e seu exuberante universo de texturas, sons, cores, sabores e aromas”
Esta vivência com foco na percepção propõe que o participante explore suas sensações a partir dos cinco sentidos. Uma experiência que permeia questões de inclusão social, possibilidades terapêuticas e pedagógicas, visando a construção de um olhar diferenciado para o planejamento de áreas verdes. Facilitação de Helena Quintana Minchin (arquiteta urbanista); Marly do Carlo Silva (psicoterapeuta), Eliane Terezinha dos Santos Bosio (arteterapeuta e artista plástica) e Rosely Martinez de Toledo (designer de interiores e artesã). Acontece na sede da UMAPAZ, à av. IV Centenário, 1268, requerendo Inscrição prévia.


De 22 a 26 de janeiro – das 9h às 16h
EXPO MAQUETES REUNIDAS 2018
O material em exposição é, na verdade, a apresentação dos Trabalhos de Conclusão do Curso Recursos Paisagísticos / UMAPAZ-1 Escola Municipal de Jardinagem, com coordenação de Helena Quintana Minchin. Acesso livre aos interessados no tema, sem inscrição prévia. Av. IV Centenário, 1268, com entrada franca e sem necessidade de inscrição.

30 de janeiro – das 13h às 16h
OFICINA DO BALACOBACO
Esta oficina mostra ao interessado os conceitos básicos, teóricos e práticos para a confecção de minijardins em rolhas de garrafa, que o aluno deve trazer. A facilitação é da arquiteta urbanista Helena Quintana Minchin e do engenheiro agrônomo Juscelino Nobuo Shiraki. Ela acontece na sede da UMAPAZ (Av. IV Centenário, 1268) e requer inscrição prévia.
31 de janeiro – das 14h às 17h
Degustando histórias... saberes e sabores da Mata Atlântica – o Cambuci
A mistura de saberes (e sabores) populares e acadêmicos dá toque especial ao evento, encerrado com a degustação de diversas iguarias feitas a partir desse fruto típico de Mata Atlântica. Realizado na sede da UMAPAZ (Av. IV Centenário, 1268), requer inscrição prévia.

SERVIÇO
Escola Municipal de Jardinagem (EMJ)
Av. IV Centenário, s/n – Portão 7 A
UMAPAZ
Av. IV Centenário, 1268