Prefeitura lança Plano de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) finaliza o relatório do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica – PMMA São Paulo, com foco na proteção dos remanescentes de Mata Atlântica no Município de São Paulo. O Relatório Final será submetido à aprovação no Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – CADES, em sua próxima reunião, no dia 13 de dezembro de 2017. A elaboração do Plano envolveu uma equipe multidisciplinar da SVMA, de outras Secretarias e ainda contou com a parceria da Fundação SOS Mata Atlântica.

O trabalho contou com três etapas: Diagnóstico da Situação Atual da Mata Atântica, Definição de Áreas Prioritárias e Plano de Ação. As ações previstas na terceira etapa visam preservar e recuperar os fragmentos de mata atlântica As ações estão relacionadas a seis eixos temáticos: 1. Eixo estruturante; 2. Áreas Protegidas e Sistemas de Áreas Verdes; 3. Educação Ambiental e Participação Social; 4. Fiscalização e Monitoramento; 5. Licenciamento e Compensações Ambientais; e 6. Adaptação às Mudanças Climáticas. Em outubro deste ano, a SVMA, e seu site, colocou ações do Plano Municipal da Mata Atlântica - PMMA em consulta pública,

A Mata Atlântica abriga o maior número de espécies ameaçadas de extinção: são 185 vertebrados (69,8%) do total de espécies ameaçadas no país, sendo 118 aves, 16 anfíbios, 38 mamíferos e 13 répteis. Em relação à flora brasileira, das 472 espécies que constam na Lista Oficial de Espécies Ameaçadas de Extinção, 276 (mais de 50%), são da Mata Atlântica. A diretora da Divisão Técnica de Unidades de Conservação e Proteção à Biodiversidade do Departamento de Parques e Áreas Verdes (DEPAVE 8), Anita Martins, ressaltou a importância do PMMA para a cidade e sua urgência de finalização, para que as ações do projeto possam ser iniciadas.