Macacos não transmitem Febre Amarela!



Mosquitos transmitem diversas doenças, incluindo a Febre Amarela. Os pobres primatas, ao contrário do que muitos pensam, não são transmissores da doença, e sim vítimas, como o ser humano! Os mosquitos Haemagogus e Sabethes, encontrados na zona de mata, costumam circular em copas de árvores, local de repouso preferido dos primatas. Quando eles são infectados e chegam a morrer, indicam a presença do vírus.

Uma vez encontrados animais nessas condições em determinada região, é preciso tomar alguns cuidados preventivos. Ao encontrar espécies suspeitas de mamíferos infectados, o munícipe deve acionar ligar para o Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS) pelo telefone 3885-6669, jamais atacando essa vítima da doença. Os órgãos competentes de saúde do município e do estado desenvolvem ações específicas, como vacinação da população local e combate à proliferação dos mosquitos transmissores.

Já a Divisão de Fauna da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), responsável pela saúde dos animais silvestres do Município, monitora o estado de saúde dos animais entregues ao CeMaCAS. Lá, eles são submetidos a exame clínico e coleta para sorologia de Febre Amarela. Esse material é enviado ao Instituto Adolfo Lutz. Os animais doentes ou mortos, se encontrados pela população, são um referencial importante para a saúde pública e devem ser notificados. O vilão da doença ainda é o mosquito. Portanto, não ataque os primatas infectados e ajude a controlar as doenças. Procure o Portal 156 e informe-se sobre locais de vacinação.