Atividades para os pequenos

Imagem:Divulgação

Filhos em casa – principalmente num feriado prolongado – são um desafio aos pais que buscam alternativas diferenciadas de entretenimento. Pensando no Dia da Criança, 12/10, alguns parques municipais prepararam uma programação especial, que a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) divulga aqui. Atenção para a programação dos planetários, dica valiosa para agradar crianças de todas as idades. Os planetários estarão fechados na sexta (13).

A programação especial infantil dos Planetários Prof. Aristóteles Orsini (Parque Ibirapuera) e Prof. Acácio Riberi (Parque do Carmo) começa com exibição da sessão A Janela Mágica, que integra sua programação oficial. Excepcionalmente, contará com duas apresentações, às 13h e às 17h. O grande diferencial é a inclusão de outras atividades entre as sessões.

No Carmo, a oficina de lentes e prismas será realizada dentro do espaço da cúpula em duas etapas: às 14h e às 16h. O objetivo é mostrar ao público infantil diversas informações sobre a luz, suas cores e como elas nos ajudam a descobrir do que são feitas as estrelas. No Ibirapuera, a oficina de lançamento de foguetes realizada às 13h30 na Escola Municipal de Astrofísica, presta homenagem aos 60 anos do Sputnik 1, o primeiro satélite artificial lançado pela humanidade.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Planetário do Carmo
Dia: 12/10 – quinta-feira
13h – A Janela Mágica (infantil)
14h – Oficina de lentes e prismas
15h – Planetas do Universo
16h – Oficina de lentes e prismas
17h – A Janela Mágica (infantil)
Endereço: Rua John Speers, 137 – Itaquera - Parque do Carmo.
Tel.: (11) 2522-4669.

Planetário do Ibirapuera
Dia: 12/10 – quinta-feira
13h - A Janela Mágica (infantil)
13h30 – Oficina de foguetes (homenagem aos 60 anos do Sputnik 1)
15h – Planetas do Universo
17h – A Janela Mágica (infantil)
19h – Olhar o céu de São Paulo outra vez
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Portão 10 – Ibirapuera
Tel.: 5575-5206

Parque Ten. Brigadeiro Faria Lima
No Parque Tenente Brigadeiro Roberto Faria Lima serão realizadas atividades de recreação no período da manhã, com os Projetos Sociais desenvolvidos pela Escolinha de Futebol.
Local: Rua Heróis da FEB, 322 - Parque Novo Mundo

Parque Vila do Rodeio
O parque homenageia a criançada desde quarta (11), a partir das 9h; pela CEI Inácio Monteiro são preparadas brincadeiras e piquenique.
Local: R. Igarapé da Bela Aurora, 342 - Conj. Hab. Inácio Monteiro
Linear Aricanduva
No parque Linear Aricanduva, as atividades se concentram no 1° Torneio de Futsal.
Local: Rua Dr. Alarico Silveira, S/N
Linear Rapadura

Aqui, as ações também são estendidas. No dia 28, a atividade é de Educação Ambiental, com oficina de horta e exposição de animais sinantrópicos. O planejamento veio a partir do Departamento de Gestão Descentralizada (DGD) Leste – 2, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).
Local: R. Zodíaco, 368 - Jardim Textil

Parque Severo Gomes

Em comemoração ao mês das crianças, o Parque Severo Gomes, desde o primeiro sábado do mês (7) realiza a oficina de brinquedos com material reciclável, que irá das 9h às 11h. Em seguida, as crianças terão trilha monitorada pelo parque, que termina por volta das 13h. Não é necessário inscrição.
Local: R. Píres de Oliveira, 356 - Granja Julieta

Parque Ganhembu

No parque será feito o campeonato de futebol para duas categorias: a primeira para crianças de 7 a 9 anos e a segunda, com crianças de 10 a 15 anos. Os times oficiais que jogam no campo oferecerão pipoca, algodão doce, piscina de bolinha, cama elástica, pintura e brincadeiras. O parque contará também com a ajuda do Departamento de Gestão Descentralizada (DGD) Sul 3 para desenvolver atividades ligadas a educação ambiental.
Local: R. Daniel Ribeiro Calado, 40 - Jardim Guanhembu

Parque Vila Guilherme – Trote
As atividades para a turminha começam no sábado (14), com as “Tentativas de brincar”, contando com apresentação musical e bolhas de sabão. No sábado seguinte (21), perto da portaria 2, o parque terá a ação Colgate interagindo com as crianças. Serão colocadas pias para ensinar escovação dental e distribuição de kits (creme dental, escovas, sabonete e sacola).
Local: Rua Nadir Dias Figueiredo, s/n

Parque São Domingos
Na semana das crianças, a programação do Parque São Domingos terá parceria com o Centro de Convivência e Cooperativa (CECCo) São Domingos. Ela se estenderá durante a semana das crianças, tendo início terça (10), às 13h30, com o CINE CRIANÇA. Na quarta (11), GINCANA NO PARQUINHO, das 14h30 às 16h. Na quinta (12), a brinquedoteca será aberta junto com oficina de plantação de sementes de Ipê amarelo.
Local: Rua Pedro Sernagiotti, 125 - Parque Sao Domingos

Parque do Cordeiro Martin Luther King
No Parque do Cordeiro, a comemoração já foi iniciada no último domingo (1). Na sexta (6) haverá às 16h um teatro de fantoches para o público infantil; no dia 12, quem comparecer ao parque participará da Oficina para Gostar de Música; o objetivo é ensinar (para pais e filhos) tudo sobre um instrumento no contexto de uma banda, a partir das 10h. Outra dica é o Muay Thai e treinamento funcional fight kids, às 11h. No último domingo (29), volta a contação de histórias no dia 01, a partir das 11h.
Local: Rua Breves, 968 - Chácara Monte Alegre

Parque M’ Boi mirim
O parque dedica integralmente o dia 12 para as crianças. Das 13h30 às 17h acontecem as oficinas “Criando Brinquedos com materiais reciclados” e Contação de História com Fantoches. O objetivo é de proporcionar para a criança a ideia de que através dos materiais recicláveis elas podem criar diversas coisas, valorizando inclusive, o meio em que vive.
Local: Estrada do M’Boi Mirim, 7.100 – Jardim Ângela