Observação de Aves para iniciantes




Nos dias 2, 3 e 4 de outubro, no Parque Ibirapuera, tem início o XVI Minicurso de Observação de Aves para Iniciantes, promovido pela Divisão de Fauna Silvestre da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e validado pela SVMA, com vagas limitadas. Realizado na sede da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), o curso fornecerá noções básicas da biologia e comportamento das aves, além de técnicas para a prática de sua observação.

A observação de aves é uma pratica difundida mundialmente e tem o intuito de despertar o olhar do cidadão para a conservação da biodiversidade. As aves possuem cores e canto cativantes, são facilmente observadas em vários tipos de ambientes, incluindo áreas urbanas. A atividade também incorpora muitos aprendizados e desenvolve habilidades, aumentando a conexão das pessoas com a natureza, reduzindo o stress e melhorando a qualidade de vida.

No dia 2, das 8h às 12h, haverá palestras sobre a diversidade das aves na capital e dicas sobre como fazer sua observação. No dia 3, das 7h às 11h, os participantes irão a campo. No último dia, das 8h às 12h, além de um vídeo temático, haverá exposição e parte prática de observação de borboletas (dependendo das condições climáticas). Os interessados – servidores municipais que comprovem sua atuação nos parques, educadores, universitários e público em geral – devem preencher um formulário aqui e aguardar confirmação dos organizadores.

SERVIÇO:
Data: 02/10 (das 8h às 12h); 03/10 (das 7h às 11h); 04/10 (das 8h às 12h)
Local: Av. Quarto Centenário, 1268 – Parque Ibirapuera
Inscrições: aqui