Embaixadores do Verde

Projeto na Zona Leste traz o conceito de sustentabilidade para alunos de três escolas e usa parques municipais como espaço pedagógico.

 

Com o objetivo de praticar a educação ambiental de forma mais ampla, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), Secretaria de Educação e a Prefeitura Regional do Itaim Paulista criaram um projeto denominado Embaixadores do Verde. A proposta é conscientizar as crianças sobre a importância desse tema e levá-las para os parques com suas famílias, onde poderão usufruir do espaço e zelar pelo meio ambiente.

Três escolas participam desta etapa-piloto: CEI Texima (crianças de 1 a 3 anos), EMEI Prof. Dalmo Amaral Machado (4 e 5 anos) e EMEF prof. Wanda Ovídio Gonçalves (6 a 13 anos). A atividade é aplicada pelos administradores dos Parques Municipais Santa Amélia e Ecológico Central do Itaim Paulista, ambos com formação na área ambiental e com experiência pedagógica.

Na primeira etapa, realizada no dia 5 de junho, as crianças pintaram o desenho do Mascote (o boneco representa uma garrafa PET), escolheram seu nome e assistiram ao filme “Um Plano para Salvar o Planeta”, com a Turma da Mônica. A partir do dia seguinte, foram realizadas oficinas com a Fada do Verde e com o Tio Osmar. Na segunda seguinte (dia 12), cada criança trouxe à escola duas unidades de garrafa PET, onde plantaram mudas disponibilizadas pela SVMA. As mudas permanecem na escola, cada uma sob responsabilidade de uma criança. Quando estiverem prontas para o plantio, serão transferidas para uma área definitiva, seja na própria escola, seja no parque.

Também foram realizadas oficinas para confecção de brinquedos a partir da unidade sobressalente de garrafa PET. As professoras serão as responsáveis pela confecção dos brinquedos.

Encerrando esse projeto piloto, nesta 2ª feira (26), as crianças receberam o certificado de reconhecimento como Embaixadores do Verde, em cerimônia na Câmara Municipal de São Paulo.

“Envolver as crianças na defesa do verde é primordial para o sucesso da ação em cada um dos territórios. A criança influencia o restante da família. Começamos pelo Itaim, mas a ideia é levarmos o projeto para todas as regiões da cidade”, afirmou o Secretário do Verde e do Meio Ambiente Gilberto Natalini.