Plantio de árvores faz parte de trabalho terapêutico para jovens dependentes químicos

Pinel lança projeto de Oficinas Terapêuticas e conta com a participação da prefeitura de São Paulo


Foto: Arquivo SVMA


Com o plantio de 100 árvores frutíferas, além de outras intervenções de educação ambiental, como hortas e compostagem, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), participa do lançamento do projeto Oficinas Terapêuticas no Centro de Atenção Integral à Saúde Mental Philippe Pinel, em São Paulo, que aconteceu nesta 6ª feira (23). O projeto oferece alternativa para o tratamento e reintegração social de jovens dependentes químicos atendidos pela instituição.

Os pacientes serão envolvidos na criação do pomar, que fornecerá frutas à cozinha experimental da instituição; na inclusão social, com a criação de hortas; e no processamento, por meio da compostagem, dos resíduos da cozinha da instituição (que hoje atende 500 pessoas).

O projeto é integrado ainda por outras duas oficinas: na de Produtos Artesanais os jovens farão a lapidação de pedras semipreciosas para a confecção de produtos; e na de Oficina Digital, utilizando impressoras 3D, aprenderão a desenvolver materiais diversos. O fruto destas duas oficinas será exposto na loja do Projeto Conviver, da cidade de Ribeirão Preto.

Segundo o diretor clínico da instituição, Dr. Felipe Machado, “trata-se de uma proposta terapêutica atrativa, além de despertar o jovem para uma possível futura profissão”.

O secretário do Verde e do Meio Ambiente Gilberto Natalini, também médico, ressalta os benefícios terapêuticos promovidos pelo contato com a natureza. “É gratificante agregar valor a uma iniciativa de tal envergadura. Saúde e Meio Ambiente se completam”, ressalta.

Além do apoio da SVMA, o CAISM Philippe Pinel conta com outros parceiros, como Instituto Jatobás/Rede Comunidade de Inovação Social, Instituto Sinapse, Projeto Conviver, Reflexões da Liberdade, Engenho Maker e Maria Lúcia Barbosa.