Trilha dos Jardins Amigos da Fauna

 

Você sabia que, dentro de um pequeno jardim, podem existir complexas relações ecológicas? Árvores, plantas, flores, insetos e animais silvestres interagem para que possam sobreviver. Pensando em uma curiosa observação dessa interação, a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) organiza para o dia 27 de junho, terça-feira, a partir das 8h30, a Trilha dos Jardins Amigos da Fauna.

Quando falamos sobre biodiversidade, referimo-nos à diversidade de organismos vivos existentes nos ecossistemas, sejam eles micro ou macro-organismos. Dentro desses ecossistemas, a fauna e a flora estão interligadas, já que muitos animais utilizam as plantas como alimento e abrigo e as plantas necessitam dos animais para sua reprodução com a polinização e dispersão da semente.

Mudanças na vegetação, por exemplo, sejam de origem natural ou não, interferem diretamente na estrutura populacional da fauna. A composição vegetativa de um local tem grande influência no hábitat das espécies, podendo até mesmo modificar a característica das que vivem ali. A relação entre vegetação e fauna ainda se reconhece como a chamada “sucessão ecológica”, que é um processo natural de substituições que se sucedem em um ecossistema após mudanças no ambiente, até chegar a um estágio de eqüilíbrio.

Isso (e muito mais) será mostrado durante esta trilha que explora a natureza do Parque Ibirapuera. Lembre-se de que será uma caminhada e tanto: use calçados confortáveis e vista roupas claras e confortáveis. Não se esqueça também do protetor solar, dos óculos de sol, do boné e do repelente. Para conquistar uma das 50 vagas, basta se inscrever aqui.

SERVIÇO

Dia: 27 de junho de 2017, terça-feira
Horário: das 8h30 às 11h30
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268. Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).