Vem Passarinhar em dose dupla

Foto:Divulgação

Se você gosta de natureza, terá duas ótimas razões para visitar os parques do Carmo (dia 24, sábado) e Trianon (1º de julho, no sábado seguinte), sempre às 7h. Esses dois espaços públicos serão palco do Vem Passarinhar, que consiste em observar as aves nos parques de nossa cidade. Esta é uma iniciativa conjunta da Divisão de Fauna Silvestre da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), da SAVE Brasil e do Observatório de Aves Butantan.

O munícipe tem muitos bons motivos para participar do Vem Passarinhar. A primeira delas é o bem-estar proporcionado pela própria caminhada. Mais vai além: as observações coletadas por ele são digitalizadas pelo aplicativo “e-bird”, um programa global de monitoramento de aves, gerenciado pelo Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell, permitindo que os dados da observação amadora contribuam para a conservação das aves e da biodiversidade.

Se você ainda não participou de um Vem Passarinhar, aproveite para experimentar essa prática. Escolha roupas e calçados confortáveis e traga binóculos, máquina fotográfica e/ou filmadora, para registro das aves observadas. Além da caminhada, você é convidado para um café participativo (traga alimentos ou bebidas); depois, ouve uma palestra especial em cada data. Confira a programação e participe: não requer inscrição prévia e não custa nada!

SERVIÇO
Data: 24 de junho (sábado)

Local: Parque do Carmo - Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951 - Itaquera
07h00 – Saída a Campo (ponto de encontro: Sala Redonda)
09h30 – Café Participativo (traga uma comida ou bebida para o lanche comunitário)
10h00 – Palestra: "As aves da maior floresta tropical urbana no mundo", com Vinicius Tonetti.

Data: 1 de julho (sábado)
Local: Parque Trianon - Rua Peixoto Gomide, 949 - Cerqueira César
07h00 – Saída a Campo (ponto de encontro: sede administrativa)
09h30 –
Café Participativo (traga uma comida ou bebida para o lanche comunitário)
10h00
– Palestra: "O que são espécies invasoras e o que as aves têm a ver com isso?" com a Profª Drª Vânia Regina Pivello.