Consumo X Resíduos: Uma Relação Perigosa!


Quando cruzamos pelo caminho com um caminhão coletor de lixo, não nos damos conta do quanto nossa atitude de consumo contribui para prejudicar o volume dos resíduos sólidos urbanos, comprometendo sua gestão. Esse grave problema social e ambiental de nossa cidade é, efetivamente, agravado por um consumo exagerado, irresponsável e quase sempre ineficiente, incentivado pela mídia.

A Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), enquanto agente de Educação Ambiental da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), quer discutir esse consumismo e refletir sobre uma nova visão na gestão de resíduos. Boas práticas são ferramentas que podem minimizar as consequências desse grave problema urbano, como ensina o 4º Ciclo de Diálogos, cujo tema é “Resíduos, Educação, Consumo”.

Os palestrantes desta 4ª edição são o gestor ambiental Alexandre Furlan, fundador do Instituto Muda, com o tema Gestão de resíduos e educação ambiental em condomínios, e do jornalista Reinaldo Canto, ligado ao segmento de sustentabilidade, com o tema Resíduos Sólidos: da Geração de Renda ao Aumento da Qualidade de Vida. A coordenação é da bióloga, gestora ambiental e diretora da UMAPAZ, Érica Sena.

O evento acontece na sede da UMAPAZ no próximo dia 19 (segunda-feira), das 14h às 17h, com disponibilidade de 100 vagas. É voltado para funcionários públicos; educadores; estudantes; conselheiros; administradores de parques, agentes ambientais e gestores ambientais, fazendo suas inscrições aqui. Os próximos encontros acontecem, respectivamente, nos dias 31 de julho, 21 de agosto, 18 de setembro, 16 de outubro, 13 de novembro e 11 de dezembro.

SERVIÇO

Data: 19 de junho
Horário: das 14h às 17h
Local: UMAPAZ - Parque Ibirapuera – Av. Quarto Centenário, 1268 (pedestres: portão 7-A; veículos: Av. República do Líbano, portão 7, com Zona Azul).