Billings completa 92 anos

Foto:Divulgação

Na próxima segunda (27), a represa Billings completa 92 anos. O maior reservatório superficial de água doce da Região Metropolitana traz, em sua trajetória, informações impressionantes. Neste ano, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) também se insere como protagonista na defesa dos mananciais, com a retomada da Operação Defesa das Águas.

A criação do reservatório está ligada a uma crise de abastecimento de energia elétrica, constatado entre os anos 1923 e 1924. O engenheiro Asa White Billings, da Light, sugeriu aproveitar as águas das bacias do planalto paulistano (principalmente do Tietê), instalando uma hidrelétrica junto à planície litorânea. A área atual foi inundada em 1927, com a conclusão das obras da Usina Hidrelétrica Henry Borden, em Cubatão, e da Barragem de Pedreira.

Na década de 1940, foram construídas estações elevatórias (Pedreira e Traição) para aumentar a vazão de água, mas elas também trouxeram problemas ambientais, como aumento de áreas suscetíveis a enchentes, deposição de efluentes industriais e esgoto doméstico em uma cidade com crescimento desordenado. Esse quadro ampliou a poluição do Tietê, comprometendo a qualidade da represa.