São Paulo adere à ação Hora do Planeta

Ação global, que incentiva a população a ficar atenta às mudanças climáticas, recebe o apoio da Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e da ILUME.

 

Sempre engajada em ações que promovam a sustentabilidade e a qualidade de vida, a Prefeitura Municipal de São Paulo, através da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e do Departamento de Iluminação Pública do município - ILUME, com a participação de outros órgãos municipais, adere à Hora do Planeta, ação realizada em todo o mundo e que já chega à 10ª edição.

Neste ano o ato acontece no dia 25 de março, sábado, e incentiva governos, entidades, empresas e pessoas a apagar as luzes entre 20h30 e 21h30 do horário local. O blecaute voluntário e simbólico é coordenado pela organização ambiental WWF e a intenção é que, cada vez mais pessoas fiquem atentas às mudanças de hábitos necessárias ao planeta como, no caso, as relacionadas ao desperdício de energia. “Mais importante do que só passar uma hora no escuro, é aproveitarmos a oportunidade para refletir sobre as pequenas atitudes que interferem na nossa vida e no meio em que vivemos”, ressalta o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Gilberto Natalini. O prefeito João Doria e o secretário Gilberto Natalini convidam os paulistanos a participar. “O escuro pode nos fazer enxergar os desafios ambientais que cada um de nós precisa enfrentar”, ressalta João Doria.

Juntos, no ano passado, os municípios brasileiros apagaram mais de 505 ícones (entre monumentos, espaços públicos e prédios históricos) e se juntaram a 7000 cidades participantes em centenas de países.

Participam da ação também empresas, ONGs e os cidadãos que, juntos, estarão se organizando no mesmo propósito. Em São Paulo, o Termo de Adesão, foi assinado pelo Departamento de Iluminação Pública do Município - Ilume, que firmou o compromisso de, durante uma hora, apagar as luzes do Prédio da Prefeitura Municipal de São Paulo, da Ponte Estaiada, do Monumento às Bandeiras, Ponte Estaiadinha (Ponte Governador Orestes Quércia), Viaduto do Chá (Centro), Obelisco Ibirapuera (Ibirapuera), Monumento Borba Gato (Sto. Amaro), Monumento Tomie Ohtake e a Ponte das Bandeiras.

Convocamos todos os paulistanos a apagar as luzes e mostrar que São Paulo é parceira dessa iniciativa pelo Planeta.