Resíduos, Educação e Consumo

  Foto:Divulgação

Antes de comprar qualquer coisa você pára e se pergunta, “Eu realmente preciso disso”?
Repensar e recusar, essas são as palavras-chave para evitarmos o consumo excessivo. É importante analisarmos se o que compramos é mesmo necessário para nosso bem-estar e de nossa família. Muitas vezes empregamos recursos em produtos que vamos desperdiçar em breve e com isso estamos jogando fora recursos naturais e trabalho humano.

Em tudo o que se compra vem embutido o valor de matérias-primas da natureza e da mão-de-obra humana. Cada produto adquirido, por menor que seja, traz um trabalho agregado. Por isso, cada atitude de consumo tem de ser bem pensada.
No meio ambiente, apenas o ser humano produz o que chamamos de lixo, que são materiais que podem demorar até 200 anos para se decompor na natureza.
Cuidado ao comprar, ao utilizar e ao descartar. Repassar ou reciclar aquilo que não vai usar mais são opções mais adequadas para a saúde do ecossistema.
A partir do dia 27 de março, segunda-feira, a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, UMAPAZ, dá início ao ciclo de diálogos: “Resíduos, Educação e Consumo”. O evento acontece das 14h às 17h, com palestras do gestor ambiental Diego Rizzo Vieira e do presidente da Eccaplan, Fernando Beltrame.

Serão discutidas no ciclo a questão do consumismo e a gestão dos resíduos sólidos urbanos na cidade, que se tornou um grave problema social e ambiental.

Serviço
Vagas: 100
Público: funcionários públicos, educadores, estudantes, conselheiros, administradores de parques, agentes ambientais, gestores ambientais.
Dias: segundas-feiras, a partir do dia 27 de março
Horário: das 14h às 17h
Local: Sede da UMAPAZ – Parque do Ibirapuera – Av. Quarto Centenário, 1268
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. Republica do Líbano (Zona Azul)
Inscrições: aqui