Exposição das águas


Foto: Divulgação


Até o dia 31, quem visitar a Prefeitura Regional de São Miguel Paulista poderá ver, no piso térreo, a Exposição das Águas, aberta das 8h às 17h. A iniciativa foi do DGD Leste 3, núcleo do Departamento de Gestão Descentralizada (DGD) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). Cartazes e mudas de algumas plantas fazem parte do evento, que procura alertar a comunidade sobre a perenidade das águas e de que forma seu consumo não raciocinado pode ser tão prejudicial ao planeta.

Os cartazes exploram principalmente os estragos provocados ao meio ambiente a partir da má gestão da água e à falta de saneamento. Reforça, por exemplo, a importância da participação popular no processo de gestão da água, evidenciando que ela não é um recurso abundante, como muitos raciocinam. A sua disponibilidade está relacionada a locais de difícil acesso, pois as minas que alimentam córregos foram, em sua maioria, soterradas pelo crescimento desordenado da capital paulista.

Inaugurada no dia 13 de março, a iniciativa presta dupla homenagem: ao dia 16, da Conscientização sobre Mudanças Climáticas, e ao dia 17, aniversário da Resolução CONAMA N357 (de 2005). Essa resolução classifica os corpos d’água, garante diretrizes para seu enquadramento e estabelece padrões de lançamento de efluentes.

O DGD Leste 3 tem mantido agenda com extensa atividade, desde visitas aos Ecopontos e ao Viveiro de São Miguel Paulista a Vistorias de fiscalização e em ONGs voltadas ao meio ambiente. Também acompanha o Programa Córrego Limpo, já que pelo menos cinco córregos beneficiados pelo projeto estão situados em região de sua gestão administrativa.

SERVIÇO:

EXPOSIÇÃO DAS ÁGUAS
Prefeitura Regional de São Miguel Paulista
Rua Ana Flora Pinheiro de Souza, 75- Vila Jacuí – piso térreo
De segunda a sexta, das 8h às 17h.